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Plataforma, que tem 151 milhões de usuários diários, aposta em reconhecimento facial para limitar interação entre faixas etárias e responder a pressões por mais segurança infantil
Roblox passa a adotar verificação facial de idade para tornar a experiência mais segura para crianças e adolescentes / lookstudio/Freepik
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A popular plataforma de videogames Roblox dará início a uma das maiores mudanças de sua história: até janeiro de 2026, todos os usuários que desejarem utilizar recursos de chat precisarão confirmar a própria idade por meio de reconhecimento facial ou documento oficial. A medida marca uma virada na estratégia da empresa, que enfrenta crescente pressão pública, processos judiciais e investigações sobre práticas de segurança infantil.
Desde terça-feira (18), a verificação começa a ser oferecida de forma voluntária, mas se tornará obrigatória gradualmente a partir de dezembro em países como Austrália, Nova Zelândia e Holanda, até alcançar todo o mundo nos primeiros dias de 2026. O objetivo é limitar o contato entre adultos e menores — que representam um terço dos usuários diários, todos com menos de 13 anos — e evitar situações de assédio ou aliciamento na plataforma.
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Os jogadores terão duas opções:
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A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Persona, parceira do Roblox, que declara apagar as imagens após o processamento. Para completar o procedimento, o usuário precisa gravar o rosto enquanto o aplicativo solicita movimentos específicos, garantindo que se trata de uma pessoa real.
A empresa mostra como irá funcionar:
A partir disso, a plataforma classificará cada jogador em uma faixa etária:
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Somente será possível conversar com usuários dentro da mesma categoria ou faixas próximas, evitando que adultos tenham acesso a chats de crianças. Um jogador de 12 anos, por exemplo, poderá interagir apenas com usuários de até 15 anos.
No Brasil, por determinação da legislação local, usuários com menos de 13 anos precisarão de autorização dos pais para realizar a verificação de identidade. Os responsáveis serão avisados por e-mail sobre a necessidade de liberar o procedimento.
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O plano de reforçar a verificação de idade responde diretamente a um cenário de desgaste público. O Roblox enfrenta investigações e ações judiciais conduzidas por procuradores-gerais de Louisiana, Kentucky, Flórida e Texas, nos Estados Unidos, que acusam a plataforma de permitir que predadores sexuais se aproximem de crianças. Famílias de vítimas também moveram processos individuais, alegando casos de aliciamento e abuso envolvendo contatos feitos dentro do jogo.
A empresa afirma que as denúncias são falsas, mas reconhece a necessidade de elevar padrões de segurança. Desde 2025, já foram implementadas mais de 145 atualizações de proteção, incluindo monitoramento em tempo real por IA e moderação humana, limitações para menores de 13 anos e novos controles parentais.
O Roblox reconhece que a novidade pode afetar o engajamento no curto prazo. Em teleconferência com investidores, o diretor financeiro Naveen Chopra afirmou que as novas políticas podem criar “potenciais obstáculos” e atrito no uso da plataforma quando o recurso se tornar obrigatório em janeiro de 2026. Ainda assim, ressaltou que a proteção de usuários jovens e o fortalecimento da confiança devem gerar valor no longo prazo.
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Com a novidade, o Roblox se torna a primeira grande plataforma de jogos e comunicação a exigir confirmação facial para liberar chats entre usuários de idades semelhantes. Empresas como Meta e YouTube também usam IA para estimar idade, mas sem a obrigatoriedade implementada pela plataforma de games.
Especialistas em segurança digital veem o movimento como um novo padrão na indústria. Organizações como o Family Online Safety Institute e o Future of Privacy Forum elogiaram o modelo que combina proteção à privacidade com mecanismos de prevenção a contatos indevidos, especialmente entre menores e adultos.
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O anúncio coincide com um protesto virtual organizado pelo grupo ParentsTogether Action, que cobra mais ações do Roblox para proteger crianças de riscos online. Ao exigir que milhões de usuários passem pelo reconhecimento facial, a empresa tenta responder a essas pressões enquanto redesenha a forma como jovens e adultos interagem na plataforma.
O chat nas experiências será automaticamente bloqueado para menores de 9 anos, a menos que os pais autorizem o uso. Já o chat fora das experiências continuarão restritos a maiores de 13 anos — faixa que representa cerca de 39% do total de jogadores, segundo levantamento da Takeaway Reality.
Com o novo sistema, a Roblox espera criar um ambiente mais seguro e adequado para um público que é, ao mesmo tempo, seu maior ativo e seu maior desafio.
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