Rio Azuis é considerado o terceiro menor do mundo, o menor do Brasil e também de toda a América Latina / Thiago Sá/Governo do Tocantins
Continua depois da publicidade
O Brasil é conhecido por sua vasta riqueza natural, mas entre tantos rios famosos, um em especial chama a atenção por seu tamanho curioso.
Localizado na cidade de Aurora do Tocantins, o Rio Azuis é considerado o terceiro menor do mundo, o menor do Brasil e também de toda a América Latina, com apenas 147 metros de extensão. Apesar de pequeno, o rio é uma das grandes preciosidades naturais do país.
Continua depois da publicidade
Com águas cristalinas e paisagens deslumbrantes, o Rio Azuis se tornou a principal atração turística de Aurora do Tocantins e uma das mais visitadas de todo o estado.
Além disso, o Brasil tem o rio mais quente do mundo é envolto em mistérios e fica na Amazônia.
Continua depois da publicidade
A cidade que abriga esse pequeno gigante também guarda algumas curiosidades. Aurora do Tocantins, cujo nome significa “nascer do sol”, é o único município do estado onde o sol nasce mais tarde.
Isso acontece por conta da Serra Geral, que contorna a região e bloqueia por um tempo a incidência da luz solar nas primeiras horas da manhã, criando um fenômeno natural bastante interessante para moradores e visitantes.
Aurora tem pouco mais de 3 mil habitantes, segundo dados do IBGE, e está localizada a cerca de 530 km da capital, Palmas. Mesmo sendo um município pequeno e distante dos grandes centros urbanos, a cidade vem ganhando cada vez mais destaque no cenário turístico brasileiro..
Continua depois da publicidade
Em reconhecimento ao seu potencial turístico, o Governo Federal sancionou, em 2023, a Lei nº 14.658, que incluiu o estado do Tocantins, o mais jovem do Brasil, na Rota Nacional do Turismo.
A medida visa incentivar o desenvolvimento do setor turístico na região, valorizando atrações únicas como o Rio Azuis e promovendo o ecoturismo como alternativa sustentável de crescimento econômico.