Diário Mais
Segundo resultados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), apenas 52,7% dos estudantes de Medicina de faculdades privadas tiveram resultados considerados adequados em prova nacional
Apenas 52,7% dos estudantes de Medicina em faculdades privadas alcançaram desempenho considerado satisfatório na avaliação do MEC / Freepik/@prostooleh
Continua depois da publicidade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, também conhecido pela sigla Enade, é considerado uma das provas mais importantes na vida de um universitário. Realizado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), a avaliação tem o objetivo de testar a qualidade dos conhecimentos de estudantes, medindo o desempenho por intermédio de conceitos (do 1 - menor -, ao cinco - maior).
Contudo, o resultado do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), publicado ontem (19), apresentou resultados que preocuparam diversas instituições de ensino ao redor do Brasil. Nos cursos de Medicina de faculdades privadas, em específico, apenas 52,7% dos alunos apresentaram resultados de nível "satisfatório".
Continua depois da publicidade
Totalizando 351 cursos avaliados, ao menos 99 desses foram classificados com notas ruins (conceitos 1 e 2), enquanto aproximadamente outros 204 alcançaram conceitos que variam entre classificações "regulares" a "excelentes" (3 a 5).
Do mesmo modo, medidas serão aplicadas aos cursos com notas ruins ou péssimas. Os estabelecimentos com notas 1 e 2 sofrerão sanções e alguns até mesmo não poderão receber mais alunos. Já os cursos que atingiram menos de 60% do desempenho esperado terão limitações nos números de vagas.
Continua depois da publicidade
Aproveite e leia também: Cursos na área da saúde são os mais procurados por estudantes que ingressam no ensino superior
*O texto contém informações dos portais CBN, G1 e MEC
Continua depois da publicidade