06 de Outubro de 2024 • 04:23
As crianças que chegam à Casa Vó Benedita são encaminhadas pelo Juiz da Infância e da Juventude / Divulgação
Em homenagem ao Dia das Crianças, a Osteria Santos Sabores, em parceria com a Casa Vó Benedita, inaugura a exposição "Pinceladas de Esperança", nesta sexta-feira (4). Esta edição especial traz uma seleção de desenhos feitos por crianças da Casa Lar, como parte da oficina artística oferecida pela Black Bird Escola de Música e Arte.
A exposição faz parte de uma iniciativa mensal do restaurante, que apoia artistas locais com exposições em seu espaço. Em outubro, o foco será nas crianças, o público terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dessas crianças, que expressam suas emoções por meio da pintura.
"Estamos muito felizes em realizar a exposição 'Pinceladas de Esperança' em parceria com a Casa Vó Benedita. A arte das crianças é uma forma poderosa de expressar suas emoções e histórias, e é um privilégio poder apoiar esses jovens talentos. Esperamos que todos que visitarem a exposição se sintam tocados pela criatividade e pela esperança que essas obras transmitem", diz Milene Amadeo, sócia proprietária da Osteria.
Durante a noite de abertura, a Osteria oferece um coquetel das 18h às 22h, com parte da arrecadação obtida com as vendas do restaurante sendo revertida para a Casa Lar Vó Benedita, que atua no acolhimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A exposição ficará aberta para visitação até 4 de novembro.
As crianças que chegam à Casa Vó Benedita são encaminhadas pelo Juiz da Infância e da Juventude. Uma vez acolhidas na CVB recebem alimentação, assistência à saúde, higiene, lazer, educação, atendimento psicossocial e muito afeto. A Casa Vó Benedita busca manter o contato das crianças com a Comunidade Santista promovendo visitas abertas da comunidade à entidade, bem como atividades esportivas e de lazer em fora da instituição, como aulas de futebol no centro esportivo do bairro ou aulas de capoeira em uma academia do bairro. Às quartas feiras acontecem as visitas dos pais biológicos visando manter o vínculo das crianças com os pais.
Essas crianças permanecem no abrigo até que sejam adotadas ou retornem ao lar de origem seguindo sempre determinação judicial. No entanto, a Casa Vó Benedita conta com uma equipe técnica que tem como prioridade cumprir a determinação do Parágrafo Único do Artigo 101 do ECA, ou seja, tornar o Abrigo Casa Vó Benedita um local de passagem para as crianças acolhidas. Para que isso seja efetivado são realizadas visitas contínuas às famílias de origem e extensa da criança, além de atendimentos semanais a essas famílias, sendo que desses procedimentos são gerados relatórios mensais pormenorizados, os quais têm por finalidade auxiliar e agilizar os processos judiciais de cada criança abrigada.
Evento: Exposição "Pinceladas de Esperança"
Inauguração: 4 de outubro de 2024, das 18h às 22h
Local: Osteria Santos Sabores – R. Dom Lara, 65, Boqueirão, Santos – SP
Período de Exposição: de 04/10 a 04/11
Diário Mais
Veja os principais acidentes que aconteceram na Garganta do Diabo, no litoral de SP
Segunda mulher desaparecida em naufrágio no Litoral de SP é encontrada
Conheça a 'Garganta do Diabo', lugar onde lancha naufragou no litoral de SP
Cotidiano
O evento busca atualizar os agentes sobre legislações que impactam suas atividades, com foco em Direitos Humanos e comunicação eficaz
Variedades
Vencedora do Oscar voltará a interpretar Mia Thermopolis após 20 anos