Diário Mais

Supermercado popular da Rússia, famoso por vender barato, chega a SP e quer ganhar o Brasil

Nove unidades já estão previstas para serem inauguradas ainda em 2025

Agência Diário

Publicado em 17/09/2025 às 12:45

Atualizado em 17/09/2025 às 14:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A estratégia da rede é concorrer com varejistas locais com preços acessíveis / Freepik

Continua depois da publicidade

Nos dias de hoje, fazer as compras de casa pode ser um momento frustrante para quem quer economizar. Mas aqui vem uma boa notícia: o grupo russo Svetofor planeja abrir 50 unidades da rede de supermercados “Vantajoso” no Brasil. A promessa é de preços incrivelmente baixos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As primeiras unidades do Vantajoso vão ser instaladas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas o grupo russo pretende inaugurar 9 supermercados no Brasil até o final de 2025. Já as outras lojas devem ser abertas em até três anos de operação.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Você reparou? Essa famosa marca de água simplesmente sumiu do mercado

• Primeiro supermercado que mudou o Brasil nasceu em São Paulo há mais de 70 anos

• Nem tudo é queijo: o que realmente vai no ralado pronto que você compra no mercado

Mesmo sem data prevista para inauguração, o primeiro “Vantajoso” ficará na região de Campinas, em São Paulo.

Compras mais baratas

Em entrevista ao jornal Giro News, a diretora regional do grupo, Karina Storozhenko, afirmou que a estratégia é concorrer com varejistas locais com preços que não pesam no bolso:

Continua depois da publicidade

“Nossa ideia é oferecer no ponto de venda preços promocionais permanentes, diferentemente das lojas tradicionais com a política de preços high-low. Apesar da semelhança com o modelo atacarejo, nossas lojas terão uma área de vendas menor do que unidades comparáveis como Assaí ou Tenda”, disse ela.

A política de preços high-low na qual Storozhenko se refere é a estratégia de varejo em que o produto começa com preço alto e depois é drasticamente reduzido em promoções ou liquidações, criando a falsa sensação de uma oferta especial.

Mas o intuito do Vantajoso é outro: a rede vai priorizar compras diretamente com os fabricantes, para garantir preços melhores e maior quantidade de produtos, além de diminuir os custos de transporte. Porém, o grupo russo não descarta a possibilidade de operar por meio de distribuidores.

Continua depois da publicidade

Características do Vantajoso

Apesar de ser nova no Brasil, a rede de supermercados conta com mais de 4 mil lojas espalhadas pela Ásia e Europa. Nas unidades nacionais, 80% dos produtos serão alimentícios, enquanto os 20% restantes vão ser itens de primeira necessidade.

O salão de vendas das unidades terão, em média, 1.000 m², com exposição direta dos produtos, sem estoque interno. Além disso, as lojas contarão com câmaras frias e equipamentos de refrigeração, garantindo que alimentos resfriados e congelados mantenham a qualidade.

Por Vitoria Estrela.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software