A estratégia da rede é concorrer com varejistas locais com preços acessíveis / Freepik
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Nos dias de hoje, fazer as compras de casa pode ser um momento frustrante para quem quer economizar. Mas aqui vem uma boa notícia: o grupo russo Svetofor planeja abrir 50 unidades da rede de supermercados “Vantajoso” no Brasil. A promessa é de preços incrivelmente baixos.
As primeiras unidades do Vantajoso vão ser instaladas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas o grupo russo pretende inaugurar 9 supermercados no Brasil até o final de 2025. Já as outras lojas devem ser abertas em até três anos de operação.
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Mesmo sem data prevista para inauguração, o primeiro “Vantajoso” ficará na região de Campinas, em São Paulo.
Em entrevista ao jornal Giro News, a diretora regional do grupo, Karina Storozhenko, afirmou que a estratégia é concorrer com varejistas locais com preços que não pesam no bolso:
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“Nossa ideia é oferecer no ponto de venda preços promocionais permanentes, diferentemente das lojas tradicionais com a política de preços high-low. Apesar da semelhança com o modelo atacarejo, nossas lojas terão uma área de vendas menor do que unidades comparáveis como Assaí ou Tenda”, disse ela.
A política de preços high-low na qual Storozhenko se refere é a estratégia de varejo em que o produto começa com preço alto e depois é drasticamente reduzido em promoções ou liquidações, criando a falsa sensação de uma oferta especial.
Mas o intuito do Vantajoso é outro: a rede vai priorizar compras diretamente com os fabricantes, para garantir preços melhores e maior quantidade de produtos, além de diminuir os custos de transporte. Porém, o grupo russo não descarta a possibilidade de operar por meio de distribuidores.
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Apesar de ser nova no Brasil, a rede de supermercados conta com mais de 4 mil lojas espalhadas pela Ásia e Europa. Nas unidades nacionais, 80% dos produtos serão alimentícios, enquanto os 20% restantes vão ser itens de primeira necessidade.
O salão de vendas das unidades terão, em média, 1.000 m², com exposição direta dos produtos, sem estoque interno. Além disso, as lojas contarão com câmaras frias e equipamentos de refrigeração, garantindo que alimentos resfriados e congelados mantenham a qualidade.
Por Vitoria Estrela.
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