Se existe um corte que atravessa fronteiras, tradições e estilos culinários, é o filé mignon. / Freepik
Continua depois da publicidade
Se existe um corte que atravessa fronteiras, tradições e estilos culinários, é o filé mignon. Macio, versátil e saboroso, ele está presente tanto em bistrôs franceses quanto em almoços de domingo, passando por receitas rápidas para o dia a dia e por pratos dignos de restaurantes estrelados.
Reunimos as melhores receitas clássicas, tradicionais e modernas feitas com filé mignon, de ícones da cozinha francesa, como o steak au poivre e o tournedos Rossini, até queridinhos brasileiros, como strogonoff e filé com fritas. Um guia completo para inspirar qualquer mesa.
Continua depois da publicidade
O clássico francês perfeito para acompanhar batatas fritas
Tempere os tournedos com pimenta dos dois lados. Aqueça manteiga e óleo e grelhe a carne por 2 minutos de cada lado. Reserve coberto. Flambe o conhaque na frigideira, adicione creme de leite, deglaçe e despeje o molho ao redor da carne. Finalize com cerefólio.
Continua depois da publicidade
O prato mítico da gastronomia francesa
Doure o pão na manteiga. Grelhe os tournedos conforme o ponto desejado. Monte pães + tournedos + foie gras. Deglaceie a frigideira com vinho Madeira e trufas, reduza e sirva sobre a carne.
Torta de frango de liquidificador viraliza por ser rápida e perfeita para qualquer ocasião
Continua depois da publicidade
Convivência, carne macia e molhos irresistíveis
Corte a carne em cubos. Aqueça o óleo com as ervas e alho para perfumar. Retire antes de queimar. Sirva a carne para ser frita no próprio aparelho e acompanhada de molhos e guarnições.
Sabor marcante e toque clássico
Continua depois da publicidade
Filé mignon, vinho madeira, manteiga, óleo, sal, pimenta.
Molho: caldo de carne, creme, cogumelos, cebola, farinha.
Marine o filé no vinho por 5 horas. Sele, leve ao forno e reserve. Para o molho, refogue cebola, adicione farinha, caldo, cogumelos e vinho Madeira. Sirva o filé fatiado com o molho por cima.
Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino e, em uma frigideira bem aquecida, derreta a manteiga junto com as folhas de sálvia, deixando que o aroma da erva perfume a gordura por alguns segundos. Em seguida, acomode os filés na frigideira e deixe grelhar sem mexer, permitindo que criem uma crosta dourada. Quando estiverem bem selados de um lado, vire e doure o outro. Assim que atingirem o ponto desejado, retire-os da frigideira, acomode-os em uma travessa aquecida junto com as folhas de sálvia e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.
Continua depois da publicidade