Cidades paulistas dominam ranking de melhores cidades para envelhecer / Divulgação/Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Depois de anos e anos se dedicando ao mercado de trabalho, todos merecem um descanso, e o estado de São Paulo lidera o ranking das 5 melhores cidades para aposentar, segundo o levantamento do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) do Instituto Longevidade Mongeral Aegon.
São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e Santos, no litoral de São Paulo, ocupam respectivamente a primeira e a terceira melhores opções para quem quer envelhecer com paz, dignidade e bem-estar.
Continua depois da publicidade
Os resultados fazem parte da pesquisa divulgada pelo instituto, que avalia municípios de todo o Brasil com base em três variáveis: economia, socioambiental e saúde. Em cada variável, outros 23 indicadores são analisados.
O estudo aponta que quatro das cinco cidades de São Paulo ranqueadas pertencem ao ABC paulista e ao interior. São elas: São Caetano do Sul (1° lugar), Botucatu (6° lugar), Jundiaí (7° lugar) e Marília (10° lugar).
Continua depois da publicidade
O destaque vai para São Caetano, considerada a melhor cidade para envelhecer. A cidade tem 165.655 moradores, sendo 40.227 pessoas com 60 anos ou mais, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o município tem nota máxima nos indicadores de leitos hospitalares e profissionais da saúde na pesquisa.
Melhor colocada entre as cidades do interior, Botucatu é referência nos tratamentos hospitalares para idosos, aponta a pesquisa. Com nota máxima nos indicadores de estabelecimentos de saúde, leitos hospitalares e profissionais da saúde, o município tem 26.466 moradores com 60 anos ou mais — número que corresponde a um quinto da população.
Santos é a cidade, no ranking, que representa o litoral de São Paulo. De acordo com o levantamento, o município figura como o terceiro melhor do país em condições favoráveis à vida da terceira idade.
Continua depois da publicidade
Dados do IBGE apontam que mais de um quarto da população santista já passou dos 60 anos — cerca de 105 mil pessoas 60+ vivem o dia a dia na cidade. Ao todo, Santos tem 418.608 habitantes.
A pesquisa elaborou três rankings completos entre as cidades grandes, médias e pequenas do país. No ranking das cidades consideradas grandes, além das cinco paulistas, Vitória no Espírito Santo, Florianópolis e Balneário Camboriú em Santa Catarina e Londrina e Curitiba no Paraná também aparecem na lista.