Diário Mais
O especialista ensina os truques para remover a sujeira do box do chuveiro, evitando que ela penetre e danifique o vidro
A limpeza deve ser frequente para evitar o acúmulo de manchas que podem acabar danificando a superfície do vidro / Freepik
Continua depois da publicidade
Os boxes são uma solução moderna e estética para os banheiros. Eles deixam o ambiente mais iluminado e, acima de tudo, proporcionam um aspecto mais elegante.
Entretanto, apesar de serem relativamente fáceis de limpar, é preciso mantê-los higienizados para não comprometer a impressão de limpeza do banheiro.
Continua depois da publicidade
Segundo explica o engenheiro químico Diego, do canal @renovandoconideas, a limpeza deve ser frequente para evitar o acúmulo de manchas que podem acabar danificando a superfície do vidro.
Apesar da dica de limpeza, muitos já estão dando adeus ao box de vidro: uma nova tendência barata, elegante e sem mofo vai reinar em 2026.
Continua depois da publicidade
Diego afirma que as manchas que vemos no box do chuveiro surgem de dois tipos diferentes de sujeira:
O especialista lembra ainda que os produtos de limpeza comuns geralmente removem a sujeira orgânica, mas não a inorgânica. Para dissolver a crosta de cálcio e magnésio, é necessário usar um ácido, como vinagre ou ácido cítrico. Já para eliminar a gordura, deve-se recorrer a um agente tensoativo.
De acordo com Diego, a forma correta de higienizar o box é a seguinte:
Continua depois da publicidade
Primeiro passo: aplicar um desengordurante (com borrifador) ou preparar uma solução de 500 ml de água e uma colher de chá de detergente líquido para louça. Em seguida, esfregar com uma esponja e limpar.
Segundo passo: aplicar um ácido, que pode ser vinagre de limpeza ou vinagre industrial. Depois, esfregar e enxaguar o box com um pano de microfibra até que fique limpo.
“Se você já tentou vinagre, bicarbonato, todos os truques da internet e nada resolveu… tenho más notícias para você”, alerta o engenheiro químico.
Continua depois da publicidade
Ele explica que, sem a limpeza frequente, as camadas de sujeira se acumulam, criando um pH ácido que dissolve gradualmente a sílica do vidro, causando corrosão química.
Nesse caso, as manchas são permanentes e só podem ser removidas com abrasivos ultrafinos, “como o óxido de cério — e esse trabalho deve ser feito por um profissional”, conclui o especialista.