Diário Mais

Químico dá receita para um box brilhando: '500 ml de água com uma colher de detergente'

O especialista ensina os truques para remover a sujeira do box do chuveiro, evitando que ela penetre e danifique o vidro

Júlia Morgado

Publicado em 29/09/2025 às 11:11

Atualizado em 29/09/2025 às 11:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A limpeza deve ser frequente para evitar o acúmulo de manchas que podem acabar danificando a superfície do vidro / Freepik

Continua depois da publicidade

Os boxes são uma solução moderna e estética para os banheiros. Eles deixam o ambiente mais iluminado e, acima de tudo, proporcionam um aspecto mais elegante.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entretanto, apesar de serem relativamente fáceis de limpar, é preciso mantê-los higienizados para não comprometer a impressão de limpeza do banheiro.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mosquinhas de banheiro parecem inofensivas, mas são um risco à saúde, alerta Butantan

• Adeus ao rejunte encardido: o truque simples, barato e esquecido que salva seu banheiro

• Adeus ao box de vidro: a tendência barata, elegante e sem mofo que vai reinar em 2026

Segundo explica o engenheiro químico Diego, do canal @renovandoconideas, a limpeza deve ser frequente para evitar o acúmulo de manchas que podem acabar danificando a superfície do vidro.

Apesar da dica de limpeza, muitos já estão dando adeus ao box de vidro: uma nova tendência barata, elegante e sem mofo vai reinar em 2026.

Continua depois da publicidade

Que tipos de sujeira podem aparecer no box?

Diego afirma que as manchas que vemos no box do chuveiro surgem de dois tipos diferentes de sujeira:

  • Resíduos inorgânicos – “É uma crosta branca que fica após a evaporação da água”, explica, referindo-se a cristais muito finos de cálcio e magnésio que são absorvidos pelos poros do vidro.
  • Resíduos orgânicos – “São restos de sabonete e xampu que, ao se misturarem com esses minerais, formam uma composição gordurosa chamada estearato”. São eles que atraem aquelas mosquinhas cinzas, que aparecem inofensivas, mas não são.

O especialista lembra ainda que os produtos de limpeza comuns geralmente removem a sujeira orgânica, mas não a inorgânica. Para dissolver a crosta de cálcio e magnésio, é necessário usar um ácido, como vinagre ou ácido cítrico. Já para eliminar a gordura, deve-se recorrer a um agente tensoativo.

Como limpar corretamente o box

De acordo com Diego, a forma correta de higienizar o box é a seguinte:

Continua depois da publicidade

Primeiro passo: aplicar um desengordurante (com borrifador) ou preparar uma solução de 500 ml de água e uma colher de chá de detergente líquido para louça. Em seguida, esfregar com uma esponja e limpar.

Segundo passo: aplicar um ácido, que pode ser vinagre de limpeza ou vinagre industrial. Depois, esfregar e enxaguar o box com um pano de microfibra até que fique limpo.

Quando procurar um especialista

“Se você já tentou vinagre, bicarbonato, todos os truques da internet e nada resolveu… tenho más notícias para você”, alerta o engenheiro químico.

Continua depois da publicidade

Ele explica que, sem a limpeza frequente, as camadas de sujeira se acumulam, criando um pH ácido que dissolve gradualmente a sílica do vidro, causando corrosão química.

Nesse caso, as manchas são permanentes e só podem ser removidas com abrasivos ultrafinos, “como o óxido de cério — e esse trabalho deve ser feito por um profissional”, conclui o especialista.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software