Mesmo com recursos limitados, é possível montar um ambiente de estudos eficiente por meio de planejamento e uso estratégico do espaço / Unsplash/Unseen Studio
Continua depois da publicidade
Um novo semestre letivo acadêmico praticamente já começou e, com isso, muitos estudantes querem apresentar um melhor desempenho acadêmico.
O problema é que alguns não sabem como se organizar adequadamente, e isso pode acabar tendo impacto em seus estudos, como mostra uma matéria do Diário que você pode acessar clicando aqui.
Continua depois da publicidade
Pensando nisso, um guia especializado mostra dicas essenciais para criar um ambiente de estudos calmo, organizado e altamente produtivo. Confira mais informações abaixo.
Um espaço específico é, na verdade, um fator essencial para que o cérebro humano tenha mais foco em suas atividades. Mesmo com pouco orçamento, é possível criar um ótimo ambiente utilizando pensamento estratégico e criatividade.
Continua depois da publicidade
No entanto, a desorganização do lugar de estudos pode contribuir à falta de foco e ao baixo rendimento escolar. Para evitar isso, é necessário ter disciplina e vontade de melhorar.
Não adianta ter um local para estudos se este for completamente inadequado. Antes de criá-lo, é necessário planejar o que será eficiente ou não ao acadêmico em questão.
Muitas pessoas reclamam que estudar é cansativo ou que ficar tanto tempo sentado em uma cadeira dá 'dor nas costas'. Deste modo, o ambiente deve priorizar a saúde postural e redução do cansaço visual.
Continua depois da publicidade
Aproveite e leia também: Cadernos agora vêm com inteligência artificial e unem escrita à mão à tecnologia na volta às aulas
Caso o orçamento não permita uma cadeira decente, é possível fazer pequenos intervalos para descanso ou até mesmo utilizar almofadas de suporte à lombar, garantindo que os pés toquem no chão. Quanto à altura da mesa, esta deve permitir que os cotovelos fiquem apoiados em um ângulo de 90 graus.
Outro fator importante é a iluminação do local. Principalmente se o estudante apresentar alguma condição ocular e não conseguir enxergar tão bem, é fundamental que alguma luminária com luz branca ou fria seja utilizada.
Continua depois da publicidade
Um lugar completamente desorganizado pode apenas tornar a rotina de estudos infavorável. Logo, certifique-se de aproveitar ao máximo o local de estudos, mesmo que não seja tão grande ou com poucos recursos.
Na medida do possível, considere utilizar prateleiras para organizar livros físicos, cadernos, entre outros materiais.
Outro método potencial é o DIY (Do it Yourself; 'Faça você mesmo', em inglês), ou seja, é possível criar seus próprios recursos acadêmicos como porta-lápis ou latas decoradas. Para saber mais sobre a metodologia, confira uma matéria do Diário clicando aqui.
Continua depois da publicidade
A organização do ambiente, do modo desejado, não apenas proporciona mais clareza mental, bem como pode evitar distrações.
Para entender melhor, confira um roteiro abaixo, explicando passo a passo o que você deve fazer para criar seu próprio espaço de estudos.
Caso queira, personalize seu espaço para deixá-lo mais único e eficiente para você!
Continua depois da publicidade
Aproveite e leia também: Pessoas mais inteligentes tendem a nascer nestes seis meses, apontam estudos