Diário Mais

Que fim levou a câmera que traumatizou brasileiros ao prometer tudo e não entregar nada?

Com um marketing agressivo na televisão, a famosa "9 em 1" era um verdadeiro terror tecnológico

Jeferson Marques

Publicado em 13/10/2025 às 13:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A câmera realmente tinha múltiplas funções, mas todas de péssima qualidade / Imagem gerada por IA

Continua depois da publicidade

Em meados de 2012 e 2013, um produto ganhou as telas da TV com força total: a TekPix. Apresentada como uma câmera revolucionária "9 em 1" filmadora digital, câmera fotográfica, MP3/MP4 player, gravador de voz, pendrive, webcam, câmera de segurança e conexão VGA , ela prometia unir tudo isso em um só aparelho. A fabricante, chamada TecnoMania, afirmava que a TekPix era "a câmera mais vendida do Brasil".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A estratégia de marketing foi agressiva. Comerciais invadiam programas vespertinos sobre culinária e celebridades, com um garoto-propaganda chamado Juarez anunciando ofertas especiais: "Ligue agora e garanta o preço exclusivo!". Mesmo com o valor elevado por volta de R$ 3.500 na época , muita gente acreditou no apelo tecnológico.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Este celular tem a melhor câmera e não é nem Apple e nem Samsung

• Você sabe para que serve o furinho ao lado da câmera do celular?

Porém, quem comprou descobriu logo a decepção: a qualidade dos registros era muito inferior ao que se esperava. Em vídeos espalhados pela internet, a TekPix é criticada severamente ela entregava imagens borradas, som ruim, performance baixa, e muitas de suas funções integradas tinham limitações grandes.

O famoso Juarez Pontes, garoto-propaganda da câmera - Reprodução/Youtube
O famoso Juarez Pontes, garoto-propaganda da câmera - Reprodução/Youtube
Eram muitas as facilidades de pagamento dadas pela empresa - Reprodução/Youtube
Eram muitas as facilidades de pagamento dadas pela empresa - Reprodução/Youtube

Outro ponto curioso é que, apesar de se auto-intitular "a câmera mais vendida do Brasil", quase ninguém relatava realmente encontrá-la sendo usada em festas, eventos ou para registrar paisagens turísticas. Isso levantou suspeitas: será que, no fim, a TekPix era pouco vendida ou será que quem a comprou "escondia" por vergonha da qualidade?

Continua depois da publicidade

Segundo relatos informais entre ex-funcionários, o foco de vendas era especialmente nas regiões mais afastadas ou com menor acesso à informação. Nesses locais, argumentava-se, os consumidores seriam menos propensos a comparar com outras opções ou questionar a entrega do produto.

Hoje, a TecnoMania e sua câmera desapareceram. O site da empresa parece estar abandonado, redes sociais e campanhas publicitárias foram apagadas, e pouca informação confiável permanece. Raramente se encontra uma TekPix nova apenas exemplares de segunda mão em sites de vendas.

Fontes: YouTube, TecMundo, TechTudo

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software