Só em 2024, 84 bilhões de chamadas spam foram bloqueadas no País / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Aquelas famosas e inconvenientes chamadas vindas do número "0303" ou de outros, mas de forma disfarçada já estão na casa dos bilhões no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), só em 2024, 84 bilhões de chamadas spam foram bloqueadas no País.
As ligações incomodam pela insistência e acabam até irritando. Isso sem dizer que pode atrapalhar uma pessoa que aguarda resposta de uma possível vaga de emprego, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Entretanto, há um truque simples, e não muito conhecido, para não ouvir mais a voz automatizada de empresas de telemarketing que buscam te vender produtos.
Aplicativos gratuitos, como TrueCaller ou WhosCall, te dão informações como o local de onde a chamada é feita e têm ajudado. Por exemplo, se for a terceira chamada registrada do mesmo estado, principalmente estados conhecidos pelos centros de telemarketing, já é um bom indicativo.
Continua depois da publicidade
Celulares Android já contam com funções para bloquear essas chamadas identificadas como possível spam, mas esse mecanismo nem sempre funciona.
O Google também utiliza seu sistema de dados de localização do Google Maps para bloquear as chamadas spam, mas a automação apresenta algumas falhas.
A Anatel oferece uma ferramente que tem bloqueado boa parte dessas chamadas spam. O programa “Não Me Perturbe” evita que números recebam chamadas de spam excessivas. A medida não bloqueia todas as chamadas spam, pois elas são de diferentes naturezas e de muitos números.
Continua depois da publicidade
Após realizar o cadastro do número no site naomeperturbe.com.br, em até 30 dias o usuário não receberá mais ligações vindas de centrais de telemarketing,
Outra solução simples, é parar de atender a essas chamadas. Muitas pessoas têm feito assim.
Em 2022, os brasileiros ganharam mais um canal direto para denunciar empresas de telemarketing que insistem na prática abusiva no contato com o consumidor.
Continua depois da publicidade
Com a determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de combater o problema, foi disponibilizado um canal na internet, onde a pessoa pode fazer a denúncia.
Enquanto uma solução definitiva não é obtida e regularizada pelo governo federal, essas soluções buscam trazer alguma comodidade para um serviço cada vez menos utilizado pela população.