Diário Mais
Esse foi o maior recall da indústria automobilística de todos os tempos, mas ainda há muita gente correndo risco de morte
Airbags da falida Takata precisam ser trocados com urgência, pois podem matar / Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A Takata foi uma empresa japonesa que fabricava e fornecia peças automotivas para diversas montadores do mundo. Todavia, em meados de 2013 foi descoberta uma falha mortal em seus airbags: diante de calor e umidade, caso fossem acionados, os dispositivos explodiam com força excessiva, lançando fragmentos metálicos dentro dos veículos.
Estima-se que mais de 30 pessoas morreram e outras centenas ficaram feridas por causa disso.
Continua depois da publicidade
No Brasil o recall urgente dos airbags da Takata afetaram diretamente 3 milhões de veículos das montadoras Honda e Honda Motos, Toyota, Nissan, Ford, Chevrolet, Fiat , Volkswagen, Mitsubishi, Mercedes, BMW, Ferrari, Audi, Subaru e Renault.
Apesar das campanhas massivas sobre a necessidade de se trocar o dispositivo, muitos motoristas não compareceram e seguem circulando pelo país correndo sérios riscos de morte.
Continua depois da publicidade
O grande problema é que a Takata decretou falência em 2017 após precisar trocar mais de 40 milhões de airbags pelo mundo, só que muitos proprietários dos veículos afetados não deram importância para isso, e agora, ao buscar oficinas para manutenção de rotina ou reparos, estão ficando "a ver navios".
Na França, por exemplo, a rede de oficinas Speedy divulgou em seu site que não mexe mais em veículos com airbags da Takata, pois isso representa um risco aos seus funcionários, já que não sabem ao certo o quão seguros estão os mecanismos de segurança do dispositivo e não querem mais colocar a vida de seus trabalhadores em risco.
Estima-se que no Brasil ainda existem quase 3 milhões de motoristas circulando com carros com os airbags mortais da Takata, correndo riscos sérios todos dias. Desses, quase 1 milhão são da Honda.
Continua depois da publicidade
Os motoristas que quiserem saber se seus airbags são da Takata devem levar seus veículos até uma autorizada da marca e pedir pela verificação o quanto antes.
*Com informações do Denatran, Quatro Rodas, Uol e TFI Info