Diário Mais

Quanto tempo é preciso esperar para poder dirigir depois de beber? Entenda o cálculo

A Espanha está adotando uma regulamentação de direção no transito menos permissiva sobre dirigir após o consumo de álcool

Bruna Lima

Publicado em 19/05/2025 às 18:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Espanha está adotando uma regulamentação de direção no transito menos permissiva sobre dirigir após o consumo de álcool.  / Divulgação/DETRAN

Continua depois da publicidade

Com o número de acidentes fatais envolvendo motoristas alcoolizados está cada vez maior, a Espanha está adotando uma regulamentação de direção no transito menos permissiva sobre dirigir após o consumo de álcool. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Dados do órgão espanhol que monitora o trânsito revelam que, entre 2018 e 2022, o número de mortos em acidentes de carro em que o condutor consumiu bebida alcoólica aumentou 38%. Por isso, a regra sobre o limite de álcool permitido de álcool ingerido antes de dirigir se tornará mais rígida. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Como dirigir com segurança pelos túneis da Rodovia dos Tamoios; veja dicas

• Mania comum ao dirigir pode virar prejuízo e levar motoristas ao hospital

• Confira a lista das 9 doenças que proíbem qualquer pessoa de dirigir no Brasil

Atualmente, o limite é de 0,5 gramas de álcool por litro de sangue e 0,25 miligramas por litro de ar expirado, e será reduzido para 0,2 e 0,1, respectivamente - que na prática significaria que não se poderia beber nada antes de dirigir. 

Confira quais são as 9 doenças que proibem qualquer pessoa de dirigir no Brasil. Saiba mais. 

Continua depois da publicidade

Os efeitos do álcool

Apenas cinco minutos após ser consumido, o álcool começa a fazer efeito no corpo, atingindo seu pico de influência entre 60 a 90 minutos. 

Testar positivo no bafômetro é um risco, porém, colocar a segurança e a vida de outros pessoas em risco é ainda pior. Por isso, não é nada aconselhável dirigir logo após tomar um drinque, um vermute ou algumas cervejas.

Quando esse efeito diminui? Há muitas histórias e mitos sobre quanto tempo se deve esperar para voltar a um estado de sobriedade, assim como diversos truques ineficazes para acelerar esse processo. 

Continua depois da publicidade

Uma vez que a pessoa para de beber, o ritmo com que o corpo elimina o álcool é de cerca de 0,02 gramas por hora. Isso significa que uma cerveja “desaparece” do corpo em aproximadamente dez horas.

O efeito do álcool em cada motorista depende de muitos fatores, como o gênero, a idade, a quantidade e o tipo de bebida ingerida. Mesmo assim, para eliminar completamente o álcool do organismo, talvez seja necessário esperar até um dia inteiro para garantir que o resultado no bafômetro seja 0,0.

O Diário já deu algumas dicas sobre como dirigir com segurança pelos túneis da Rodovia dos Tamoios. Veja detalhes. 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software