Um carro com linhas europeias, conforto de categoria superior e uma mecânica inovadora. / Divulgação
Continua depois da publicidade
Imagine a cena: final dos anos 60, e as ruas brasileiras estão prestes a conhecer um carro que mudaria tudo. Um carro com linhas europeias, conforto de categoria superior e uma mecânica inovadora.
Esse era o Ford Corcel, um projeto que nasceu para ser um divisor de águas e que conquistou o coração de uma nação.
Continua depois da publicidade
Essa marca de carro é campeã em atrair motoristas narcisistas, diz pesquisa
Além da paixão, fica a pergunta que todo entusiasta já se fez: se ele fosse lançado hoje, qual seria o preço de um Ford Corcel I zero km em 1970 convertido para valores atuais? A resposta é surpreendente e mostra o quanto ele era um verdadeiro objeto de desejo.
Continua depois da publicidade
O Ford Corcel não era apenas mais um carro. Lançado no final de 1968 como modelo 1969, ele foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Ford no Brasil após a aquisição da Willys-Overland.
O projeto, herdado de uma parceria com a Renault (baseado no futuro Renault 12), trazia uma série de inovações que o colocavam muito à frente de seus concorrentes diretos na época.
Ele era a combinação perfeita de robustez e elegância, oferecendo características que rapidamente o tornaram um sucesso de vendas e um sonho de consumo para a família brasileira.
Continua depois da publicidade
Vamos direto ao ponto que desperta a maior curiosidade. Em 1970, um Ford Corcel I sedã standard custava algo em torno de Cr$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos cruzeiros novos).
Com descontos de até R$12 mil, marca de carros populares anuncia novos preços
Parece pouco, certo? Mas aí é que entra a mágica (e a complexidade) da correção monetária. Converter esse valor para Reais de hoje, considerando as décadas de inflação e as trocas de moeda, nos leva a um resultado impressionante.
Continua depois da publicidade
Usando como base os índices de inflação acumulada, como o IPCA, o preço de um Ford Corcel I zero km em 1970 convertido para valores atuais ficaria na faixa de R$ 100.000 a R$ 120.000.
Sim, você leu certo. O valor de um Corcel novinho em folha seria equivalente ao de um SUV compacto topo de linha ou um sedã médio bem equipado nos dias de hoje.
Isso mostra que, na sua época, ele não era apenas um carro popular, mas um bem de valor considerável, um verdadeiro símbolo de status e conquista para a classe média.
Continua depois da publicidade
Hoje, encontrar um Corcel I em bom estado é o sonho de muitos colecionadores, e seu valor de mercado como clássico é muito inferior ao seu preço original corrigido.
Essa diferença mostra algo fascinante: o valor do Corcel transcendeu o dinheiro. Ele se tornou parte da memória afetiva do Brasil.
O sucesso do modelo original abriu caminho para versões que também se tornaram lendárias:
Continua depois da publicidade
Mais do que um carro, o Corcel foi um companheiro de aventuras, o primeiro carro de muita gente e o cenário de incontáveis histórias de família. Seu valor, hoje, não está na etiqueta de preço corrigida, mas na cultura automotiva que ajudou a construir e na paixão que ainda desperta em quem vê um exemplar bem cuidado passando na rua.