O litoral de SP se prepara para viver dois dias seguidos de fortes temperaturas e sensação térmica ainda mais elevada nessa semana, segundo a meteorologia. E o tempo seco e abafado pode trazer consequências graves à saúde. Saiba como se proteger.
Dias 11 e 12 de setembro, segundo dados meteorológicos de vários institutos, tendem a ser bem quentes no litoral de SP, com a sensação térmica podendo chegar aos 45º C. Uma questão de saúde pública, já que o calor excessivo pode, inclusive, matar.
Riscos em dias muitos quentes:
– Ataques cardíacos e arritmias;
– Insolação;
– Queda ou aumento da pressão arterial;
– Ressecamento do nariz e da boca, com dificuldade respiratória e crises alérgicas;
– Desidratação;
– Dores de cabeça e enxaquecas mais frequentes;
– Problemas de pele;
– Sensação de peso nas pernas em pessoas com problemas circulatórios.
Como se proteger?
– Beba muita água, suco natural ou água de coco, mesmo sem estar com sede;
– Tome seus remédios diários na hora certa;
– Evite se expor ao sol entre às 10h e às 17h;
– Não coma frituras, carne vermelha ou carne de porco. Prefira comidas leves e frutas;
– Se precisar estar na rua, se hidrate o tempo todo, use protetor solar, boné etc.;
– Mantenha as janelas e portas abertas e prefira ambientes com boa ventilação ou ar condicionado (este com moderação).
*Com informações da Veja, SBACV e Instituto do Coração
