Diário Mais
Eles ajudam a reduzir rigidez, preservar cartilagem e manter a mobilidade. E o melhor: muitos desses ingredientes já fazem parte da mesa dos brasileiros,
Saiba quais alimentos podem ser aliados no combate à dor e rigidez / Freepik
Continua depois da publicidade
As dores articulares afetam milhões de pessoas e estão ligadas à inflamação crônica. Mas, além de remédios, a dieta tem papel essencial no combate a esses desconfortos.
Especialistas destacam que incluir alimentos anti-inflamatórios no cardápio pode trazer alívio natural. Eles ajudam a reduzir rigidez, preservar cartilagem e manter a mobilidade.
Continua depois da publicidade
E o melhor: muitos desses ingredientes já fazem parte da mesa dos brasileiros, podendo ser incorporados em receitas simples do dia a dia. Esta dieta pode ajudar bastante no inverno.
A inflamação persistente prejudica articulações e causa limitações. Felizmente, alimentos ricos em antioxidantes e ácidos graxos ajudam a modular esse processo.
Continua depois da publicidade
O consumo frequente desses ingredientes auxilia na redução da dor, melhora a circulação e oferece nutrientes que fortalecem ossos e músculos.
Assim, segundo a Sociedade Espanhola de Reumatologia, a dieta equilibrada atua não apenas como prevenção, mas também como apoio em fases iniciais de inflamação articular.
É fundamental também nunca deixar de praticar esportes.
Continua depois da publicidade
Esses alimentos, quando consumidos regularmente, ajudam a manter articulações mais saudáveis.
Você pode unir esses ingredientes em preparos rápidos e nutritivos. Assim, a dieta ganha sabor e ao mesmo tempo cuida da saúde articular.
Um bom exemplo é a salada de espinafre com nozes e morango, finalizada com molho de azeite e suco de laranja. Colorida e funcional.
Continua depois da publicidade
Outra receita prática é o salmão assado com limão e brócolis. Para variar, smoothies de frutas vermelhas com chia completam a lista.