Diário Mais

Problemas com hipertensão? Novo estudo aponta resultados encorajadores; entenda

A universidade de Surrey, no Reino Unido, descobriu em um novo estudo que compostos naturais, chamados flavan-3-óis, ou flavonoides

Bruna Lima

Publicado em 16/05/2025 às 16:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A universidade de Surrey, no Reino Unido, descobriu em um novo estudo que compostos naturais, chamados flavan-3-óis, ou flavonoides / Reprodução/ImageFX

Continua depois da publicidade

Uma em cada três pessoas adultas convive com hipertensão, muitas vezes sem saber. Além dos remédios, a ciência também estuda estratégias naturais que ajudam a manter a pressão sob controle.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A universidade de Surrey, no Reino Unido, descobriu em um novo estudo que compostos naturais, chamados flavan-3-óis, ou flavonoides, que estão presentes em certos alimentos e podem melhorar a pressão arterial e a saúde dos vasos sanguíneos. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Essenciais: Estas vitaminas auxiliam na saúde óssea de pessoas com mais de 50 anos

• Alimentos ricos em ferro para anemia na gestação; veja o guia informativo

Publicada no European Journal of Preventive Cardiology, a pesquisa analisou os dados de 145 estudos clínicos controlados com divisão aleatória dos participantes e concluiu que o consumo regular de flavan-3-óis pode reduzir a pressão arterial, especialmente em pessoas com pressão alta ou elevada. 

Os resultados são encorajadores para quem busca  formas acessíveis de controlar a pressão arterial e promover a saúde cardíaca por meio de mudanças alimentares agradáveis, segundo pesquisadores. 

Continua depois da publicidade

O Diário já contou a importância de alimentos ricos em ferro durante a gestação. Veja detalhes

Os principais alimentos que contêm flavan-3-óis

Eles são compostos antioxidantes do grupo dos polifenois, conhecidos por seus efeitos benéficos sobre a saúde cardio vascular e estão presentes em vários alimentos de origem vegetal. 

  • Chá verde e chá preto – são as principais fontes alimentares de flavan-3-óis no mundo. 
  • Cacau e chocolate amargo – especialmente o cacau não processado ou chocolate com alto teor de cacau (mínimo 70%). Quanto mais puro o cacau, maior o teor de flavanóis.
  • Maçãs – Sobretudo com casca. Contêm epicatequinas e outras catequinas.
  • Uvas e vinho tinto – As uvas vermelhas contêm flavan-3-óis na casca e nas sementes. O vinho tinto também os oferece, mas deve ser consumido com moderação devido ao álcool.
  • Frutas vermelhas (berries) – Especialmente mirtilos, amoras e framboesas. Fornecem diversos polifenóis, incluindo flavanóis e antocianinas.
  • Peras e pêssegos – Também contêm flavanóis em menor quantidade.
  • Feijões, lentilhas e outras leguminosas – Fornecem diversos polifenóis, incluindo alguns flavan-3-óis.

Acrescentar pequenas quantidades de chás, maças, chocolate amargo ou cacau em pó na alimentação em uma dieta equilibrada pode fornecer quantidades benéficas de flavan-3-óis, embora não substituam medicações.

Continua depois da publicidade

Para cuidar da saúde, veja também dicas de vitaminas essencias para quem passou dos 50 anos. Saiba mais. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software