Segundo comerciantes, o aumento de preço não está ligado apenas à qualidade da fruta, mas também a uma mudança no comportamento dos consumidores / Reprodução/Tiktok
Continua depois da publicidade
Nas últimas duas semanas, ficou quase impossível não ouvir falar do tal “morango do amor”, uma tendência que explodiu nas redes sociais e agora começa a gerar prejuízo para os consumidores dessa fruta tão amada.
A receita, que viralizou, é simples: morangos envoltos em brigadeiro de leite Ninho com uma calda de caramelo típica da maçã do amor. O sucesso foi tanto que a demanda pela fruta disparou, impactando diretamente o preço.
Continua depois da publicidade
Na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), o maior entreposto da América Latina, o valor da caixa com quatro bandejas do morango tipo “fondue”, variedade premium (composta por morangos grandes, vermelhos e uniformes), chega a R$ 70. Esse tipo de morango é o mais procurado para preparar o “morango do amor”, devido à sua aparência perfeita e sabor mais adocicado, ideal para vídeos nas redes sociais.
Segundo comerciantes, o aumento de preço não está ligado apenas à qualidade da fruta, mas também a uma mudança no comportamento dos consumidores. Antes, essa variedade era mais procurada por docerias e confeiteiros. Agora, pessoas comuns estão comprando o produto em grande quantidade para reproduzir o que veem online. A procura explodiu.
Continua depois da publicidade
De acordo com comerciantes, o preço da mesma caixa girava em torno de R$ 40 a R$ 50 há poucos meses. A alta pode ser atribuída principalmente à sazonalidade e ao impacto da viralização digital, que transformou o morango em protagonista de receitas, vídeos e até desafios culinários nas plataformas.
Febre dos Morangos do Amor é uma 'busca por pertencimento', segundo psicóloga
Uma internauta chamou atenção nas redes sociais ao postar no TikTok que encontrou uma caixa de morangos sendo vendida por R$98,94 em um estabelecimento de Belo Horizonte. O vídeo rapidamente gerou repercussão e levantou debates sobre a alta no preço da fruta.
Continua depois da publicidade
Mesmo com o preço elevado, o “morango do amor” segue em alta nas redes. A hashtag #MorangoDoAmor já ultrapassou 225 mil visualizações no TikTok, e diversos influenciadores continuam apostando na receita para atrair curtidas, seguidores e engajamento.