Vale ressaltar que os resíduos encontrados na faixa de areia também entram na somatória / IMA/Reprodução
Continua depois da publicidade
Não é segredo para ninguém que o mar do planeta Terra está infestado de plástico. De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Mar Azul (IMA), o material segue sendo o maior tipo de lixo retirado das águas do litoral de São Paulo, algo em torno de 40% do montante.
Assim sendo, segundo os dados coletados, de todo material extraído, algo em torno de 117 mil, 47 mil fragmentos são feitos da substância.
Continua depois da publicidade
A presença dos plásticos prejudica a vida dos animais marinhos. Isso faz com que atividades econômicas, como a pesca, possam sofrer danos e sair da sua normalidade.
Em comparação ao último ano, 2024 teve uma evolução de 7 mil unidades do material.
Continua depois da publicidade
Vale ressaltar que os resíduos encontrados na faixa de areia também entram na somatória.
Além de revelar a presença dos plásticos, o instituto também mostrou o ranking completo de maiores poluentes. A lista é composta por: bitucas de cigarro, metal, isopor, madeira e material de sachê (catchups, mostardas etc).