O alargamento preocupe especialista / Reprodução/YouTube
Continua depois da publicidade
O maior alargamento de praia do Brasil está em execução em Itapoá, no litoral Norte de Santa Catarina, conforme divulgado pelo site ND Mais. A intervenção prevê ampliar cerca de 7,5 km de orla com o acréscimo de aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos de areia obtidos da dragagem do canal da Baía da Babitonga.
Até agora, mais de 1,4 milhão de metros cúbicos já foram retirados, e cerca de 940 mil m³ foram aplicados em pouco mais de 1 km da faixa litorânea.
Continua depois da publicidade
A embarcação encarregada do trabalho é a draga Galileo Galilei, equipada com cisterna de 18 mil m³. Todo o material dragado é transferido por tubulações até a praia, onde passa por redistribuição para formar a nova faixa de areia.
A expectativa, segundo o Porto de São Francisco do Sul, é que a orla alcance até 200 metros de largura, modificando de forma significativa a paisagem local.
Continua depois da publicidade
Veja também que o Porto de Santos concluiu a dragagem e prepara um canal para navios de até 17 metros.
A areia usada para o projeto é retirada diretamente do canal da Baía da Babitonga. A previsão é que cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos sejam dragados durante todo o processo para possibilitar o alargamento da praia.
Desse total, metade será destinada à orla de Itapoá, enquanto a outra parte seguirá para um ponto de descarte em alto-mar, devidamente autorizado pelo Ibama.
Continua depois da publicidade
A operação é realizada pela draga Galileo Galilei, que armazena o sedimento e o transporta por meio de uma tubulação até a margem.
Esse sistema permite que a areia seja aplicada com precisão, garantindo que o volume chegue exatamente ao local planejado e contribuindo para uma execução mais eficiente e controlada.
Um dos principais objetivos do alargamento é enfrentar o avanço da erosão e fortalecer a faixa costeira. Com o aumento da largura da praia, a região ganha maior proteção e uma área renovada para moradores e visitantes.
Continua depois da publicidade
Além dos ganhos ambientais e turísticos, o aprofundamento do canal permitirá que navios maiores acessem o porto, ampliando a capacidade de operação e aumentando o limite atual de embarcações de grande porte.
Saiba também que uma dragagem histórica promete ampliar capacidade no Porto de São Sebastião.
A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2026, conforme projeção das equipes responsáveis.
Continua depois da publicidade
Todo o processo passa por monitoramento ambiental, já que parte do sedimento excedente será descartada no mar e a dragagem exige cuidados para evitar impactos negativos à fauna marinha e à qualidade das águas.