Diário Mais

Praia no litoral mistura tradição e natureza em meio a dunas e falésias

Durante alguns períodos do ano, os ventos no local se intensificam e se tornam ideias para a prática de esportes aquáticos

Gabriel Fernandes R. O.

Publicado em 12/04/2025 às 17:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praia mescla dunas e falésias em meio a natureza / Italo Russan/Reprodução/Youtube

Continua depois da publicidade

Localizada no município de Icapuí, no Ceará, a Praia de Ponta Grossa é cercada por dunas e falésias que exibem tons de branco, amarelo e vermelho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As dunas amarelas, situadas atrás e entre as falésias, são em parte cobertas por vegetação de restinga e fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental. Inclusive, a região pode ser avistada da Praia de Canoa Quebrada, a aproximadamente 50 km de distância.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Praia do litoral brasileiro encanta com dunas, montanhas e tem até labirinto

• Praia isolada do litoral tem paisagem única e vestígios de civilização antiga

A temperatura da água em Ponta Grossa permanece quente quase o ano todo, com média de 28°C. Entre os meses de agosto e setembro, os ventos se intensificam, tornando o local ideal para a prática de esportes aquáticos como windsurf e kitesurf.

O que fazer?

A cidade é bastante simples, com um pequeno vilarejo formado por casinhas tradicionais. Na praia, há apenas duas barracas que oferecem bebidas e petiscos, mas são suficientes para quem deseja aproveitar um dia relaxante à beira-mar.

Continua depois da publicidade

O município também oferece a Trilha da Duna, que contorna uma falésia e pode ser percorrida em cerca de uma hora. Essa trilha é ideal para observar de perto a flora e fauna típicas da restinga, comuns em ambientes de praias e dunas.

Outro atrativo é o passeio de jangada, que proporciona uma perspectiva diferente da praia em uma experiência divertida e tranquila.

Entre os meses de julho e dezembro, é possível acompanhar a pesca das lagostas, realizada com gaiolas conhecidas como manzuás.

Continua depois da publicidade

O local abriga ainda um pequeno museu arqueológico com objetos indígenas e peças de porcelana holandesa trazidas pelos colonizadores em sua chegada ao Brasil.

Como chegar

Ponta Grossa está a cerca de 200 km de Fortaleza, e a viagem de carro leva em torno de duas horas e meia. Muitos turistas partem de Canoa Quebrada, localizada a 50 km, que também serve como ponto de partida para grupos turísticos.

Para quem sai de Fortaleza de carro, o trajeto inclui: pegar a BR-116 até Pedras; em seguida, acessar a CE-040 até Aracati; depois, seguir pela BR-304 por 30 km, antes de pegar a CE-261; e, finalmente, entrar na Estrada Ponta Grossa até chegar ao destino.

Continua depois da publicidade

Praia do Morro Branco

Conhecida pelas diversas colorações das areias usadas na silicografia, a Praia do Morro Branco tem como diferencial um labirinto natural formado pela erosão das falésias e das dunas.

Localizada na cidade de Beberibe, no Ceará, a praia fica no litoral da região. Sua distância até o centro do município é de apenas 5 km.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software