Você sabia? Um hábito simples como lavar roupas pode pesar e muito na conta de energia no fim do mês / Unsplash/No Revisions
Continua depois da publicidade
Para alguns, pode parecer até mesmo surpreendente, porém, um hábito comum e caseiro como lavar roupas pode gerar grande impacto na conta de energia que todos recebemos no final do mês. Contudo, segundo um artigo do portal Tudo Gostoso, o horário em que se exerce a lavagem de roupas pode influenciar no gasto energético, para melhor ou pior.
Ainda segundo a matéria, isso se deve porque a tarifa de energia utilizada varia conforme o período do dia, visto que há horários com maiores e menores demandas no serviço.
Continua depois da publicidade
Geralmente no início da noite, o nível de utilização do eletrodoméstico apresenta um grande aumento, denominado "horário de pico", resultando no encarecimento das contas de energia.
Aproveite e leia também: Aprenda a deixar a roupa macia e cheirosa sem gastar um centavo com amaciante
Continua depois da publicidade
No entanto, em horários que estão fora do padrão mencionado, o custo diminui, possibilitando a redução dos custos e ainda equilibrando o sistema elétrico.
Deste modo, o artigo cita que o melhor horário para realizar a lavagem de vestimentas é, geralmente, entre 22h e 8h da manhã, considerando que está fora do período mais concorrido.
Já os piores se encontram entre 18h e 21h, pois muitas pessoas chegam em casa e mal sabem que estão lavando suas roupas ao mesmo tempo.
Continua depois da publicidade
Outras dicas mencionadas pela matéria a fim de reduzir altos valores incluem usar ciclos econômicos ou rápidos, dar preferência a água fria, limpar o filtro e fazer manutenções periódicas, além de, se possível, substituir o uso do eletrodoméstico pelo secamento ao ar livre, expondo à luz solar.
Saiba mais: Truque simples usa dois comprimidos e vira receita de sucesso nas lavanderias
*O texto contém informações do portal Tudo Gostoso
Continua depois da publicidade