O Nervo Vago (vagabundo) participa de várias funções do nosso corpo, principalmente as emoções / Imagem ilustrativa / Gemini
Continua depois da publicidade
Sabe aquela sensação de "nó" no estômago diante de um desafio ou o "frio na barriga" ao ver alguém especial? Longe de ser apenas uma metáfora, esses sintomas são evidências físicas de uma rede de comunicação ultraveloz: o Eixo Cérebro-Intestino.
O protagonista dessa conexão é o Nervo Vago, uma "supervia" nervosa que conecta o tronco encefálico a quase todos os órgãos viscerais.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Dr. Michael Gershon, pesquisador da Universidade de Columbia e autor do livro "The Second Brain" (O Segundo Cérebro), o nosso sistema digestivo possui uma autonomia impressionante.
"O intestino pode trabalhar sozinho, sem instruções do cérebro ou da medula espinhal", afirma Gershon.
Continua depois da publicidade
Com mais de 100 milhões de neurônios, essa rede (chamada de Sistema Nervoso Entérico) é responsável por produzir cerca de 95% da serotonina do corpo, o neurotransmissor que regula humor, sono e apetite, conforme demonstram estudos publicados na revista Nature.
Pesquisas da Harvard Medical School revelam que a comunicação entre cérebro e estômago é uma via de mão dupla, mas com uma hierarquia curiosa: cerca de 80% a 90% das fibras do Nervo Vago levam informações do intestino para o cérebro, e não o contrário.
Isso significa que a saúde da sua microbiota intestinal pode ditar como o seu cérebro processa o medo e a ansiedade. Se o seu intestino está inflamado ou em desequilíbrio, o Nervo Vago envia sinais de "alerta" constantes, que o cérebro interpreta como estresse emocional.
Continua depois da publicidade
A medicina moderna, incluindo a Teoria Polivagal do Dr. Stephen Porges, sugere que podemos "treinar" esse nervo para induzir relaxamento imediato:
Fontes consultadas:
GERSHON, Michael D. The Second Brain: A Groundbreaking New Understanding of Nervous Disorders of the Stomach and Intestine. Harper Perennial;
Continua depois da publicidade
HARVARD HEALTH PUBLISHING. The gut-brain connection. Harvard Medical School;
PORGES, Stephen W. The Polyvagal Theory: Neurophysiological Foundations of Emotions, Attachment, Communication, and Self-regulation;
NATURE REVIEWS NEUROSCIENCE. The vagus nerve at the interface of the microbiota-gut-brain axis.
Continua depois da publicidade