A sarcopenia judia do corpo e da mente das pessoas, mas pode ser evitada / Foto de Ivan Samkov/Pexels
Continua depois da publicidade
Imagine tentar se limpar ao fazer as suas necessidades no banheiro e não conseguir? Ou, ainda, ser impossível calçar um tênis ou uma meia? E, para piorar, não conseguir varrer ou passar um pano na própria casa? Seria horrível não é mesmo? Mas é exatamente isso que a sarcopenia faz diariamente com milhões de pessoas.
A sarcopenia é uma doença natural, mas muito incapacitamte, que acompanha a velhice e costuma se desenvolver a partir dos 50 anos de idade, de forma lenta e gradual. Trata-se de uma condição musculoesquelética que causa fraqueza muscular, perda do equilíbrio e reduz a capacidade física para atividade simples do cotidiano, como caminhar dentro de casa, subir escadas e, em alguns casos, levantar da cama.
Continua depois da publicidade
Ela tende a se desenvolver a partir dos 50 anos, quando o corpo perde naturalmente suas fibras musculares, o que afeta a produção de hormônios tais como a testosterona e o estrogênio.
Há hoje, no mundo, milhões de pessoas vivendo com a sarcopenia, que não tem cura ou uma forma de fazer com que seus sintomas regridam, e a grande chave para que você não venha a sofrer com ela é a prática regular de atividades físicas e uma alimentação balanceada, rica em fibras, frutas e legumes.
Continua depois da publicidade
Há, inclusive, uma semente que ajuda o organismo a combater os sintomas da melhor idade.
A sarcopenia não perdoa e, além de prejudicar a qualidade de vida das pessoas, tira delas a dignidade, já que passam a precisar dos outros para tudo, inclusive para se sentar e levantar do vaso sanitário, colocar a roupa dentre outras coisas.
Pratique uma hora de atividade física por dia, desde uma simples caminhada, melhore a sua alimentação e fique bem distante do fantasma chamado sarcopenia.
Continua depois da publicidade