Passageira olhando pela janela de avião durante o dia / Foto de Jason Toevs/Pexels
Continua depois da publicidade
Antes de embarcar, ainda no aeroporto, você observa que o céu naquela noite está limpo, lindo e cheio de estrelas. Já dentro do avião, viajando, você olha pela janela e essas mesmas estrelas parecem não estar mais lá. Por qual razão isso acontece?
A explicação é muito simples: qualquer iluminação dentro da aeronave, mesmo que apenas uma luz de emergência ou a de leitura, ofuscam a visão do céu de dentro para fora do equipamento.
Continua depois da publicidade
O renomado astrofísico Ethan Siegel explica que o efeito é o mesmo daquele de estar em casa na sala, por exemplo, com luzes acesas (por mais discretas que sejam) e tentar olhar para o lado de fora, onde não se tem nenhuma iluminação: esse contraste entre a claridade de dentro com a escuridão de fora prejudica a visão.
Algumas cidades emitem uma luz artificial muito intensa que se dissipa pela atmosfera, criando uma espécie de brilho que também dificulta a visualização das estrelas.
Continua depois da publicidade
Até mesmo a lua, quando está em fases mais brilhantes, atrapalha a visão das estrelas por quem está dentro de um avião.
E já que estamos falando sobre viagens de avião, será que existe algum assento mais seguro para casos de incidentes ou acidentes?