Diário Mais

Por que o fantasma da freira Araceli ainda é visto na Santa Casa de Santos, no litoral?

São centenas de relatos ao longo dos anos sobre a aparição dessa mulher nos corredores do hospital

Jeferson Marques

Publicado em 28/08/2025 às 12:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Fantasma de freira é visto pelos corredores de hospital de Santos / Imagem gerada por IA/ChatGPT

Continua depois da publicidade

A Santa Casa de Santos é o hospital mais antigo do Brasil em funcionamento contínuo. Fundado em 1543, são quase cinco séculos de histórias, vivências e experiências que vão desde o âmbito médico até o social. E, como não poderia ser diferente, suas paredes carregam energias dos mais variados tipos e intensidades.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Pessoas mais sensíveis dizem sentir alguns incômodos físicos, como tonturas e visão turva em algumas alas do gigantesco hospital. Já outras afirmam não sentir absolutamente nada e sequer tiveram alguma experiências estranha por lá. Mas o que uma boa parte comenta é sobre a aparição do fantasma de uma freira chamada Araceli.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Prefeitura de Santos quer obra milionária para reparar danos causados por ressaca

• Justiça determina suspensão de votação de ZEIS em Santos

• Primeiro túnel imerso do Brasil ligará Santos e Guarujá com VLT, ciclovia e pedestres

Quem foi?

Segundo os registros da própria Santa Casa, Araceli foi uma freira que trabalhou no hospital em meados de 1800. Sua função era ajudar nos cuidados aos pacientes, em especial àqueles que tinham casos mais graves ou incuráveis, auxiliando em seus tratamentos paliativos e no consolo aos familiares.

Araceli também foi vítima da epidemia de febre amarela que tomou várias regiões de Santos naquele período, vindo a falecer da doença em 1873. E, desde então, não são poucos os relatos de pacientes, médicos e demais funcionários sobre a aparição dela nos corredores do lugar.

Continua depois da publicidade

O escritor Dino Menezes publicou um artigo em 2018 onde trazia o relato de Vitor Dominguez Barreiro, que precisou ficar internado por um período no hospital. Ele fotografou um dos corredores e, em casa, ao olhar melhor a foto, viu a silhueta de uma freira. Ele também disse ter sonhado com essa mesma freira.

Presa?

Segundo O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, um espírito pode ficar preso a um determinado lugar por não conseguir se desprender dele. Seja por questões emocionais, por terem partido de maneira trágica ou, ao que parece ser o caso da freira Araceli, ser a responsável espiritual por cuidar das energias e vibrações daquele lugar.

Por viver a sua vida na caridade, ser uma pessoa bondosa, de voz doce e calma e, ainda, ajudar pessoas em sofrimento a fazerem uma passagem mais tranquila, Araceli ainda vive a sua missão espiritual de cuidar da Santa Casa de Santos e de todos que ali entram e saem todos os dias.

Continua depois da publicidade

O interessante é que todos os relatos que afirmam terem visto a freira pelo hospital falam de uma presença boa, de energia leve e um sentimento de paz contínuo, o que reforça a teoria espírita de que ela ainda está na Santa Casa por essa ser a sua missão.

Para finalizar, é importante dizer que Santos é uma cidade muito rica em lendas urbanas e sobrenaturais que nem a ciência ainda foi capaz de explicar.

 

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software