Diário Mais

Por que no metrô mais movimentado do Brasil há estações proibidas?

A maioria das pessoas que passa por ali não se dá conta de que elas existem

Jeferson Marques

Publicado em 24/08/2025 às 08:25

Atualizado em 24/08/2025 às 18:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Há muitas estações vazias e misteriosas no metrô de SP / Imagem apenas ilustrativa / Imagem gerada por IA/ChatGPT

Continua depois da publicidade

O Metrô de São Paulo é considerado um maiores (e deve aumentar ainda mais), melhores e mais movimentados do mundo, apesar de alguns usuários reclamarem de um problema ali e outro aqui.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ele "esconde" algumas "estações fantasmas" que você jamais poderá entrar.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Passageiro morre esmagado em porta do metrô de São Paulo

• Mega estação de trem e metrô terá investimento de R$ 1,1 bilhão e conectará SP

• Gigante chinesa vence disputa bilionária e metrô de São Paulo terá expansão

A história das "estações fantasmas" do Metrô de São Paulo nos faz voltar até o ano de 1960, quando os primeiros projetos de linhas e itinerários eram feitos.

Com o tempo, muitas dessas obras não foram terminadas, dando lugar a outras, e esses túneis e trilhos acabaram ficando "escondidos" dos usuários em geral.

Continua depois da publicidade

Veja algumas estações:

Estação Pedro II

Na Linha 3-Vermelha, sentido Itaquera-Barra Funda, todos conhecem a estação Pedro II. Porém, o que a maioria dos usuários não sabe é que ela deveria abraçar, também, a hoje Linha 4-Amarela, mas este projeto foi deixado de canto. O que existe hoje no lugar, que deveria estar lotado de passageiros diariamente, é apenas uma "plataforma de embarque fantasma", que é utilizada como depósito e também como local de acolhimento aos moradores de rua em dias mais frios.

Ramal Moema

Na Estação Paraíso, hoje, deveria existir a Ramal Moema. O projeto inicial visava ligar a Linha 1-Azul e 2-Verde até Moema, com os trilhos passando paralelos à Avenida 23 de Maio. Cerca de 200 metros do ramal já haviam sido construídos, mas o que se vê hoje é apenas um túnel fantasma.

Continua depois da publicidade

Estação República

Durante o governo Paulo Maluf foram erguidas 3 plataformas da Estação República. Porém, elas foram "esquecidas" em 1983, se tornando "estações fantasmas" até o ano de 2004, quando foram demolidas, dando lugar a, hoje, Estação da Linha 4-Amarela.

Veja abaixo um vídeo falando mais sobre o assunto:

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software