Diário Mais

Por que costurar faz bem: ciência comprova benefícios para mente e corpo

Estudo mostra que hobbies manuais melhoram cognição, reduzem estresse e incentivam socialização

Agência Diário

Publicado em 01/07/2025 às 10:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Tricô traz benefícios para a saúde fisica e emocional / Imagem: PxHere

Continua depois da publicidade

Atividades como tricotar e costurar, muitas vezes vistas como "coisas de vovó", trazem benefícios concretos para o corpo e a mente, segundo pesquisa publicada na British Journal of Occupational Therapy.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com a rotina acelerada das grandes cidades, o estresse e a ansiedade se tornaram parte do dia a dia. Nesse cenário, exercícios simples de atenção plena, como o tricô, se mostram aliados poderosos da saúde mental.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Hábitos simples que protegem seus rins e previnem doenças, segundo urologista

• Mania ou cultura? Os hábitos comuns que os brasileiros possuem e assustam os gringos

• Nem natação, nem pilates: a atividade que mais ajuda idosos com dores nas articulações

Alívio do estresse e da ansiedade

Segundo os pesquisadores, o tricô e a costura funcionam como uma terapia. As atividades proporcionam momentos de concentração profunda, promovendo um estado de mindfulness — foco total no presente.

Esse estado mental ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse. Ao bloquear pensamentos negativos, a prática oferece um descanso necessário para o cérebro.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o estudo, ver um projeto ganhando forma pode aumentar a autoestima e a confiança. Finalizar algo com as próprias mãos faz a pessoa se sentir mais produtiva e valorizada.

Mania ou cultura? Conheça também hábitos comuns que os brasileiros possuem e que assustam os gringos.

Exercício para o cérebro e para as mãos

Tricotar ou costurar exige atenção e coordenação entre mãos e olhos. Essa combinação estimula diferentes regiões cerebrais, o que favorece memória, concentração e capacidade de planejamento.

Continua depois da publicidade

Além do estímulo cognitivo, a prática melhora a precisão motora. Os movimentos delicados repetidos tornam a pessoa mais cuidadosa e habilidosa, beneficiando especialmente quem está envelhecendo.

O estudo destaca que essas atividades são ideais para quem quer preservar a saúde neurológica com o passar dos anos, combatendo o declínio natural das funções cerebrais.

Veja também a atividade que mais ajuda idosos com dores nas articulações.

Continua depois da publicidade

Benefícios também para a vida social

Tricô e costura não atuam apenas na esfera física e mental. Elas também podem melhorar a vida social, principalmente quando praticadas em grupo ou em oficinas coletivas.

Participar de grupos de costura ou compartilhar criações promove senso de comunidade. Além disso, aprender técnicas novas pode ser um estímulo extra para manter o cérebro ativo.

Essa interação social é fundamental para combater a solidão, que está diretamente ligada a problemas de saúde física e emocional, como depressão e doenças cardíacas.

Continua depois da publicidade

Autocuidado ao alcance das mãos

Em tempos de ansiedade crescente, redescobrir o valor de atividades simples como tricô e costura pode ser um passo importante rumo ao bem-estar. E o melhor: sem custo alto ou contraindicações.

Seja por hobby ou como forma de terapia, incluir essas práticas na rotina pode trazer mais equilíbrio, foco e tranquilidade para quem busca qualidade de vida em meio ao caos urbano.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software