Em muitas cafeterias, é comum que o expresso venha acompanhado de um copo de água com gás / Freepik
Continua depois da publicidade
Em muitas cafeterias, é comum que o expresso venha acompanhado de um copo de água com gás. Pode parecer um detalhe simples, mas essa prática tem uma explicação técnica e sensorial que melhora a experiência do café.
Beber água gaseificada antes do café ajuda a “zerar” o paladar. Ela limpa a boca, removendo sabores residuais de comidas ou bebidas anteriores que poderiam interferir na percepção do expresso.
Continua depois da publicidade
Além disso, o gás estimula levemente as papilas gustativas, tornando os sabores do café mais intensos e evidentes, mesmo para quem já é acostumado a tomar café puro.
Essa prática tem origem nas tradicionais cafeterias italianas, onde o expresso é uma verdadeira arte. A água com gás era usada para purificar o paladar antes de apreciar o café.
Continua depois da publicidade
Cidade do litoral tem café feito com fezes de pássaro raro
Com o tempo, esse costume se espalhou para outras regiões, sendo adotado em cafeterias que valorizam a experiência completa do cliente, do primeiro gole ao último.
Além de preparar o paladar, a água com gás ajuda a hidratar o corpo, já que o café é diurético e pode causar desidratação, especialmente para quem consome várias xícaras ao longo do dia.
Continua depois da publicidade
Especialistas recomendam tomar a água com gás antes do café, nunca depois. Isso porque o ideal é que o sabor do expresso permaneça na boca para ser apreciado por completo.
Beber água logo após o café pode ser interpretado como falta de apreço pela bebida, principalmente em ambientes mais formais.
Continua depois da publicidade