Apesar de parecer um pequeno mistério doméstico, a resposta está na forma como o eletrodoméstico e sua iluminação foram projetados. / Freepik
Continua depois da publicidade
Você já reparou que, ao abrir a geladeira, a luz acende instantaneamente e quase nunca falha? Enquanto outras lâmpadas da casa precisam ser trocadas com frequência, a da geladeira parece imune ao tempo. Mas será que é mesmo? E por que ela dura tanto?
Apesar de parecer um pequeno mistério doméstico, a resposta está na forma como o eletrodoméstico e sua iluminação foram projetados.
Continua depois da publicidade
Diferente das lâmpadas de ambientes como salas ou quartos, que ficam acesas por horas, a lâmpada da geladeira é usada apenas por alguns segundos, e somente quando a porta é aberta. Isso reduz drasticamente o tempo de uso diário e, consequentemente, prolonga sua vida útil.
A lâmpada da geladeira também conta com características específicas que garantem sua durabilidade, mesmo em um ambiente com temperaturas baixas e variações constantes:
Continua depois da publicidade
Ao contrário do que muitos pensam, o frio interno da geladeira não danifica a lâmpada. Isso porque ela é feita com materiais que suportam temperaturas baixas sem comprometer o funcionamento.
Se você ainda tem ímãs pendurados na geladeira, remova-os; Veja por que não fazer isso
Nos modelos mais antigos, geralmente são usadas lâmpadas incandescentes reforçadas. Já nas geladeiras modernas, o destaque fica para os LEDs, que além de resistentes, são mais econômicos e duram ainda mais.
Continua depois da publicidade
Sim, a lâmpada da geladeira pode queimar um dia, mas isso acontece bem menos do que com lâmpadas convencionais. Quando isso ocorrer, basta substituí-la por um modelo compatível, geralmente encontrado em lojas de peças para eletrodomésticos ou iluminação.