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Por que a cibersegurança recomenda jamais escanear estes documentos no WhatsApp

Com a função nova, você pode usar a sua câmera para tirar foto dos documentos, recortar a imagem e depois enviar diretamente em formato PDF

Agência Diário

Publicado em 15/10/2025 às 18:38

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Própria Meta recomenda moderação ao digitalizar documentos / Imagem: PxHere

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O WhatsApp, assim como a maioria dos aplicativos para celular, passa por atualizações constantes. Em uma delas, os desenvolvedores decidiram colocar a função de escanear documentos, mas alguns deles nunca devem ser escaneados.

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Com a função nova, você pode usar a sua câmera para tirar foto dos documentos, recortar a imagem e depois enviar diretamente em formato PDF, mais comum para o envios desse tipo. 

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Contudo, a própria equipe do WhatsApp recomenda não mandar estes documentos, por motivos de segurança do usuário. Veja agora por que:

Cibersegurança

Documentos como dados bancários nunca devem ser digitalizados. Pelo menos não para contatos que você não tenha certeza da identidade e confiança. Isso porque roubo de identidade é o golpe mais comum feito no aplicativo.

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E a lista de documentos dos quais um estelionatário pode utilizar de golpes para se aproveitar de você é longa, mas pode ser resumida em:

  • Documentos pessoais, como RG, passaporte etc.
  • Bancários, como recibos, cartões de crédito etc.
  • Jurídicos, como judiciais, atualizações sobre um procedimento etc.

Roubo de identidade

Segundo o jurista criminal Guilherme Lucas Carvalho, golpes são enviados diariamente para interceptar e para fraudar usuários de internet, e nos Estados Unidos, 43% das reclamações nos órgãos de defesa do consumidor em 2002 diziam respeito à esse golpe. 

Com os seus dados, os golpistas podem causar prejuízo realizando procedimentos com os seus dados pessoais, fazer solicitações faltas para outras pessoas e até mesmo ameaçar seus familiares pela internet ou telefone.

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Veja algumas dicas para evitar cair nesse tipo de golpe e proteger você e seus familiares.

  • Sempre salve o número dos seus contatos, para ter certeza de que está falando com a pessoa certa
  • Ative a duração limitada das mensagens no chat, o que faz os documentos sumirem depois de algum tempo mandados.
  • Assim que receber um documento, salve em outro lugar, seja em armazenamento virtual ou físico, e apague a mensagem.
  • Quando não precisar mais de um arquivo, lembre-se de deletá-lo do seu celular.

Com essas recomendações, você digitaliza seus documentos com responsabilidade e segurança.

*Por Jenny Perossi

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