Diário Mais

Pode beber água depois da data de validade da garrafa? Veja o que diz a ciência

Desvende os mistérios da validade da água engarrafada e proteja sua saúde

Agência Diário

Publicado em 04/07/2025 às 13:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A embalagem que define a validade da água / Freepik

Continua depois da publicidade

É comum questionar por que a água engarrafada tem um prazo de validade, se a água, em sua essência, é eterna. Especialistas revelam que a data impressa nas garrafas não se refere à deterioração da água pura, mas sim à capacidade do recipiente de manter suas propriedades.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A água que repousa em aquíferos subterrâneos está naturalmente protegida por milhões de anos. Contudo, ao ser engarrafada, ela fica exposta a fatores externos. Uma tampa mal fechada, por exemplo, pode permitir a entrada de bactérias no líquido.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Já se perguntou por que servem água com gás junto com café? Veja o motivo surpreendente

• Município do interior abastece 40% da água mineral do mercado do Brasil

• Essa bebida hidrata mais que a água (e você provavelmente tem na sua geladeira!)

O fator mais crítico para a segurança da água não é apenas o prazo no rótulo, mas sim as condições de armazenamento. Uma garrafa guardada corretamente, mesmo vencida, pode estar segura, apresentando apenas mudanças sensoriais como odor ou sabor.

Já se perguntou por que servem água com gás junto com café? Veja o motivo surpreendente.

Continua depois da publicidade

A embalagem define a validade

A água mineral, ao ser colocada em garrafas, se torna vulnerável a contaminações e a condições ambientais. Altas temperaturas, acima de 35 °C, favorecem a multiplicação de bactérias presentes na água, segundo o portal Superinteressante.

A data de validade é um esforço para minimizar esses riscos, variando com o tipo de embalagem.
O vidro, por exemplo, oferece maior durabilidade em comparação com a água engarrafada no plástico. Ele forma uma barreira mais eficaz contra o ar ambiente, prolongando a segurança e qualidade do conteúdo.

O calor representa o maior perigo para embalagens plásticas, ele acelera reações químicas, facilitando a migração de substâncias dos plásticos para a água. Esse processo é mais acentuado em altas temperaturas.

Continua depois da publicidade

Entre as substâncias liberadas estão os fenóis, incluindo o conhecido bisfenol, que já é proibido em produtos plásticos infantis. A ingestão contínua desses compostos pode acumular-se no corpo humano com o tempo.

Armazenamento faz toda a diferença

Mesmo garrafas de vidro e latas exigem atenção. Se aquecidas e armazenadas de forma inadequada, como deitadas, a água pode entrar em contato com plásticos da tampa ou do revestimento interno, comprometendo sua pureza.

A recomendação para manter a água em local fresco, arejado e protegido é crucial. Isso garante a qualidade e segurança da bebida por um longo período. 

Continua depois da publicidade

Evite consumir água de garrafas abertas que ficaram no carro, a saliva aumenta a contaminação. Adote uma garrafa térmica pessoal para manter sua água fresca e segura. Trocar o conteúdo com frequência e buscar empresas conscientes evita o risco de contaminação.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software