Diário Mais
Espécies ornamentais populares, como wisteria, bambu e menta, podem causar danos, se espalhar sem controle e até representar risco ambiental
O bambu se espalha muito rapidamente e cresce rapidamente bambuzais, danificando estruturas e servindo de ninho para animais indesejados / Freepik
Continua depois da publicidade
Um bom jardineiro de plantas ornamentais deve se atentar não somente com a aparência das plantas, mas também com os riscos ambientais que elas oferecem. Uma planta muito bonita pode ser, na verdade, uma espécie invasora.
Entre as mais populares, estão a wisteria chinesa e japonesa (Wisteria sinensis e Wisteria floribunda), com suas bonitas flores roxas que ficam penduradas na copa alta da árvore. Acontece que, apesar da beleza, a planta é tóxica para pessoas e animais.
Continua depois da publicidade
As wisterias também crescem de maneira indevida, quebrando cercas, telhados e sufocando outras plantas. Conheça outras plantas que não vale a pena plantar:
A menta, muito apreciada na culinária e no mercado de aromas, também é uma planta que não vale a pena plantar no jardim. Ela se espalha muito rapidamente e toma todo o jardim se deixada solta. A recomendação é plantar em vasos ou jardineiras.
Continua depois da publicidade
É também o caso do bambu, (Phyllostachys spp. e Fargesia spp.) que se espalha muito rapidamente e cresce rapidamente bambuzais, danificando estruturas e servindo de ninho para animais indesejados.
O crescimento é tão agressivo que o bambu é considerado um risco ambiental.
Veja também que essas plantas de jardim devem ser podadas em outubro para promover o crescimento 'máximo'.
Continua depois da publicidade
O plantio dessas plantas não é, contudo, proibido. Elas só exigem muito do jardineiro, que precisa estudar com calma o ciclo de poda, de floração e os hábitos das plantas para não causar desastres na biosfera local.