Praia do Laboratório, em Angra dos Reis / Reprodução/Youtube Rio Para Pobres
Continua depois da publicidade
Essa praia é ideal para curtir tanto o verão quanto o inverno, oferecendo uma paisagem paradisíaca para relaxar em qualquer época do ano.
A Praia do Laboratório, em Angra dos Reis, possui águas aquecidas durante todo o ano e que lembram piscinas térmicas — com a vantagem de estar em meio à natureza, em um destino encantador, o que não se encontra em piscinas privadas.
Continua depois da publicidade
Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, essa praia é imperdível para quem gosta de conhecer destinos diferentes sem ir muito longe de São Paulo.
A 332,7 km da capital paulista, a praia está situada próxima às usinas nucleares de Angra dos Reis, com acesso pela rodovia Rio-Santos.
Continua depois da publicidade
Confira menor baleia do mundo encontrada morta no litoral de SP. Saiba mais.
A razão da temperatura elevada da água é o processo de resfriamento das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2. A Eletronuclear, responsável pelas usinas, utiliza vapor para gerar eletricidade.
Esse processo de resfriamento envolve um grande volume de água captada do mar, que resfria o vapor em circuitos e é devolvida ao oceano com uma temperatura de 3 a 5 graus Celsius mais elevada.
Continua depois da publicidade
De acordo com a empresa, não há contato entre a água do mar da Praia do Laboratório e materiais radioativos. O circuito é isolado, o que garante que a água devolvida ao meio ambiente não seja contaminada nem apresente riscos à saúde ou ao ecossistema.
Apesar da proximidade com as usinas, a Praia do Laboratório é considerada própria para banho desde 2016, segundo análises de balneabilidade realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Além disso, a Eletronuclear realiza monitoramentos constantes na região, e os frequentadores da praia aprovam a água aquecida, que não compromete a qualidade do banho.
Continua depois da publicidade
Não há placas indicando a praia, o que faz dela um local pouco conhecido e frequentado por turistas. Muitas pessoas sequer sabem da sua existência, tornando o ambiente ainda mais reservado.
O nome da praia faz referência a um antigo laboratório localizado dentro do complexo nuclear. Por conta de sua localização discreta, alguns a chamam de “praia secreta”.
Mesmo com as usinas nucleares nas proximidades, nunca houve restrição de acesso ao local. Além disso, vídeos postados nas redes sociais por banhistas ajudam a tranquilizar quem tem receio de visitar.
Continua depois da publicidade
Em 2022, ocorreu um vazamento de material radioativo na usina Angra 1. No entanto, de acordo com relatórios do Ibama e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o incidente não causou danos ao meio ambiente.
O Diário já contou sobre praia do litoral de brasileiro que se tornou a melhor do mundo. Veja detalhes.