Diário Mais

Pesquisadores flagram peixe brasileiro escalando cachoeira e imagem impressiona

É um verdadeiro exército da espécie subindo pela água, algo até então inédito

Jeferson Marques

Publicado em 12/09/2025 às 14:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Peixes fazem força e nadam no sentido contrário a correnteza em cachoeira / Reprodução/Youtube

Continua depois da publicidade

Um vídeo feito no rio Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, mostrou milhares de peixes da espécie bumblebee catfish (Rhyacoglanis paranensis) escalando uma cachoeira.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As imagens, divulgadas por pesquisadores e repercutidas pelo site LiveScience, chamaram atenção pelo comportamento inusitado: os animais subiam pelas rochas contra a correnteza, como se “trepassem” na queda d’água.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Como iniciativa para salvar peixe da extinção pôs o animal na mira de colecionadores

• Peixe raro, com genética única, pode ser vendido por mais que um carro popular

• Peixe invasor é identificado nos canais de Santos e ameaça espécies nativas

De acordo com os especialistas, os peixes usam as nadadeiras e até pequenos saltos para ganhar espaço sobre as pedras molhadas. “Foi um espetáculo raro, um verdadeiro exército de peixes subindo contra a água”, descreveu a reportagem da Techno-Science.

Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Os cientistas acreditam que o esforço esteja ligado à migração reprodutiva, semelhante ao que acontece com os salmões na América do Norte. Ao superar a cachoeira, os peixes alcançariam áreas mais calmas, propícias para reprodução e proteção dos ovos.

A natureza e seus mistérios

Embora o bumblebee catfish seja um peixe pequeno e pouco conhecido, a cena serve como lembrete da riqueza e da complexidade dos ecossistemas de água doce no Brasil. O registro também reforça a necessidade de preservar rios e ambientes naturais, já que barragens e poluição poderiam impedir esse tipo de comportamento.

Segundo o LiveScience, nunca antes havia sido registrado um movimento coletivo dessa magnitude em peixes da América do Sul. Para os pesquisadores, trata-se de uma oportunidade única de observar como a natureza encontra caminhos inesperados para garantir a sobrevivência das espécies.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software