Diário Mais

Pesquisadora faz descoberta inusitada sobre as vacas que as assemelha aos humanos

O leite produzido por elas pode ser ainda mais nutritivo se esse comportamento for respeitado pelos fazendeiros e cuidadores

Jeferson Marques

Publicado em 24/07/2025 às 14:45

Atualizado em 24/07/2025 às 14:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Pesquisadora descobre que as vacas têm as suas preferidas e fazem 'panelinha' / Foto de Pixabay/Pexels

Continua depois da publicidade

Uma pesquisadora da Universidade de Northampton, no Reino Unido, fez uma descoberta bastante inusitada sobre as vacas que as assemelha muito a nós, seres humanos: elas escolhem quem são as suas "melhores amigas" e adoram fazer "panelinhas".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Krista McLennan descobriu que os bovinos, assim como os humanos, escolhem quem sãos seus melhores amigos e não gostam quando estão separados deles. Para isso a cientista monitorou os batimentos cardíacos dos animais por 30 minutos e em condições diferentes:

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Vaca do interior quebra recorde de produção de leite e ganha fama internacional

• Doença da Vaca Louca: entenda o que acontece quando o corpo se volta contra si mesmo

• Homem leva coice e morre ao tentar abusar sexualmente de vaca

1. Quando elas ficavam próximas de outras vacas que só andavam juntas, uma espécie de "panelinha";

2. Quando elas eram separadas desse convívio.

Continua depois da publicidade

Os resultados indicavam que o nível de estresse das vacas que sempre estavam juntas com suas "melhores amigas" era bem menor em relação a quando ficavam isoladas ou próximas as que não tinham afinidades.

O objetivo da pesquisa foi o de mostrar aos fazendeiros e cuidadores que esses animais podem produzir leite de melhor qualidade quando não estão submetidos ao estresse, e muito se dá por observar o seu comportamento e ficar atento as duplas, trios ou grupos que gostam de estar juntos.

Assim como os humanos os bovinos também tem os seus favoritos.

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software