Diário Mais
O leite produzido por elas pode ser ainda mais nutritivo se esse comportamento for respeitado pelos fazendeiros e cuidadores
Pesquisadora descobre que as vacas têm as suas preferidas e fazem 'panelinha' / Foto de Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Uma pesquisadora da Universidade de Northampton, no Reino Unido, fez uma descoberta bastante inusitada sobre as vacas que as assemelha muito a nós, seres humanos: elas escolhem quem são as suas "melhores amigas" e adoram fazer "panelinhas".
Krista McLennan descobriu que os bovinos, assim como os humanos, escolhem quem sãos seus melhores amigos e não gostam quando estão separados deles. Para isso a cientista monitorou os batimentos cardíacos dos animais por 30 minutos e em condições diferentes:
Continua depois da publicidade
1. Quando elas ficavam próximas de outras vacas que só andavam juntas, uma espécie de "panelinha";
2. Quando elas eram separadas desse convívio.
Continua depois da publicidade
Os resultados indicavam que o nível de estresse das vacas que sempre estavam juntas com suas "melhores amigas" era bem menor em relação a quando ficavam isoladas ou próximas as que não tinham afinidades.
O objetivo da pesquisa foi o de mostrar aos fazendeiros e cuidadores que esses animais podem produzir leite de melhor qualidade quando não estão submetidos ao estresse, e muito se dá por observar o seu comportamento e ficar atento as duplas, trios ou grupos que gostam de estar juntos.
Assim como os humanos os bovinos também tem os seus favoritos.
Continua depois da publicidade