Diário Mais
Segundo estudo australiano, um ambiente com temperatura de 24º pode reduzir o estresse e até mesmo proteger funções cardíacas dos mais velhos
Um estudo da Universidade de Griffith, na Austrália, aponta que 24ºC pode ser a temperatura ideal do quarto para melhorar o sono de idosos / Freepik
Continua depois da publicidade
O público etário exige cada vez mais cuidados especializados para garantir uma vida saudável e sem condições graves. Para isso, a qualidade do sono se torna fundamental, estabilizando e desenvolvendo atividades corporais importantes.
No geral, pesquisadores costumam dizer que a temperatura ideal para melhorar a qualidade do sono é de 18º. Contudo, um estudo da Universidade de Griffith (Austrália) refutou essa declaração com um número diferente.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a pesquisa, um cômodo com 24ºC é ideal para, além de garantir uma boa noite de descanso, contribuir até mesmo com as funções cardíacas de idosos.
Isso se deve porque o desempenho do coração está relacionado com os níveis de estresse. Ou seja, quando o ser humano é exposto ao calor, a frequência cardíaca naturalmente aumenta, visto que há a necessidade de fazer mais esforço para bombear sangue, podendo resultar em mais estresse.
Continua depois da publicidade
Deste modo, quando a temperatura de um cômodo é maior que 24ºC, esses efeitos são observados mais intensamente,
No entanto, cientistas da revista BMC Medicine destacam um alerta quanto a pesquisa: Considerando a escassez de participantes envolvidos no estudo, além das características do verão australiano e o aquecimento global, um quarto com 24ºC pode ser quente para algumas pessoas. Deste modo, é fundamental que a temperatura do ambiente esteja alinhada a características e necessidades pessoais.
Aproveite e leia também: Hábito comum que todo mundo faz pode influenciar a qualidade do sono
Continua depois da publicidade
*O texto contém informações do portal Kurier e da revista BMC Medicine
Continua depois da publicidade