Para pesquisadora, alguns cuidados devem ser tomados para que a relação entre os pais e os avós não se torne conturbada / Freepik
Continua depois da publicidade
Embora os avós sejam figuras importantes na vida das crianças, existem muitos tipos diferentes, com estilos, prioridades e personalidades próprias.
Alguns avós tricotam meias de lã e dão dinheiro escondido dos pais. Outros deixam os netos comerem doces antes do almoço e mexerem no celular até tarde.
Continua depois da publicidade
Portais de vários lugares do mundo tentam listar quais são os tipos de avós. Mas pesquisadores concordam que o mais importante é que todos eles evitem determinados comportamentos.
E saiba também que um especialista mostrou que os avós são essenciais para formar o caráter dos netos.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao portal norueguês KK, a pesquisadora do Instituto de Pesquisa de Bem-Estar Nova da Universidade Metropolitana de Oslo (OsloMet), Katharina Herlofson, dá dicas de como agir.
Herlofson é pesquisadora da relação entre gerações na família. Em um estudo, ela investigou o que se espera de um avô ou avó. A análise coletou expectativas tanto dos pais quanto dos próprios avós.
“Há um amplo consenso de que os avós devem estar com os netos e fazer coisas com eles. Mais de 90% concordam que sim. Também há mais de 90% que acreditam que os avós devem estar disponíveis em crises, como em caso de doença”, conta ela ao KK.
Continua depois da publicidade
Segundo a pesquisadora, o papel de um avô é, de muitas maneiras, uma extensão do papel de um pai.
Ainda de acordo com Herlofson, um avô autoritário não é bem visto por ninguém. “Apenas cerca de um terço acredita que o papel dos avós consiste em ser um corretivo na educação dos netos”, explica.
Dessa forma, para manter o convívio saudável com os netos, especialmente as crianças pequenas, os avós devem respeitar as decisões dos pais.
Continua depois da publicidade
A melhor estratégia é estar presente, independentemente do estilo de vida ou modo de ser, mas sempre tomar cuidado para não criar uma competição ou pressionar os pais a tomar determinadas atitudes.
Veja também que os avós devem evitar certas frases se quiserem fortalecer o vínculo com os netos.
Por Vitoria Estrela
Continua depois da publicidade