A boa notícia é que algumas plantas ajudam a espantá-los naturalmente, ao mesmo tempo que deixam a casa mais bonita e perfumada. / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
O Brasil é um país com clima quente durante todo o ano, e as altas temperaturas são praticamente uma constante em muitas regiões. Embora o calor seja bem-vindo, os mosquitos acabam sendo um incômodo, principalmente em locais com clima mais úmido.
A boa notícia é que algumas plantas ajudam a espantá-los naturalmente, ao mesmo tempo que deixam a casa mais bonita e perfumada.
Continua depois da publicidade
Não é preciso muito: alguns vasos bem cuidados, posicionados em locais com luz natural, já fazem diferença. E o melhor é que muitas dessas plantas continuam eficazes e resistentes mesmo nos dias mais quentes.
Talvez o mais famoso repelente natural. O forte aroma cítrico do capim-limão é desagradável para os mosquitos. Apesar de não ter flores chamativas, seu cheiro é o suficiente para afastá-los. Essa planta se adapta bem a vasos, desde que receba bastante sol e solo úmido. Apesar de muitos acharem que ela é de interior, cresce melhor ao ar livre – perfeita para varandas e quintais.
Continua depois da publicidade
Com suas flores roxas e fragrância marcante, a lavanda é eficaz contra mosquitos e ainda embeleza o ambiente. Pode ser colocada próxima a portas e janelas para criar uma “barreira aromática”. É resistente e não exige regas constantes, sendo ótima para quem esquece de cuidar das plantas. Mas atenção: precisa de luz direta para se desenvolver bem.
Versátil, o manjericão além de espantar mosquitos, é útil na cozinha. Seu aroma forte, especialmente ao esfregar as folhas, aumenta seu efeito repelente. Cresce rápido, adora o calor e não requer muitos cuidados. Evite deixá-lo em locais frios ou com corrente de ar.
Outras boas opções incluem o gerânio perfumado, a calêndula e o agerato (ou erva-de-São-Marcos).
Continua depois da publicidade
Para cuidar bem dessas plantas no calor, é importante garantir um bom sistema de drenagem nos vasos. Água acumulada pode apodrecer as raízes e atrair ainda mais mosquitos. Usar pedras ou argila expandida no fundo do vaso ajuda bastante.
O solo deve ser fértil e leve, de preferência com um pouco de areia para melhorar a drenagem. Adubar ocasionalmente com compostos orgânicos mantém as plantas saudáveis e mais resistentes ao calor.
Mesmo durante os dias quentes, essas plantas continuam sendo grandes aliadas para deixar os espaços mais bonitos, cheirosos e livres de insetos.
Continua depois da publicidade