Diário Mais

Parece Europa, mas é em SP: conheça a 2ª cidade mais bonita do estado e seu 'mar de flores'

Com moinhos e campos coloridos, Holambra atrai quem busca o charme holandês perto do litoral

Fábio Rocha

Publicado em 01/04/2026 às 21:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Eleita a segunda cidade mais bonita do estado em votação popular, Holambra não ostenta esse título por acaso / Ilustração

Continua depois da publicidade

Para quem vive entre o canal e a areia, a ideia de uma viagem internacional costuma envolver aeroportos e voos longos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No entanto, a apenas 130 km da capital paulista, e a uma subida de serra de distância da Baixada Santista, existe um refúgio que transporta o visitante diretamente para o Velho Continente: Holambra, a Capital Nacional das Flores.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Fusca para cada 10 moradores: conheça a 'cidade que parou no tempo' no interior de SP

• Como cuidar da lavanda e manter flores lindas que distribuem aroma e frescor

• Como podar suas plantas do jardim para uma primavera cheia de flores

Eleita a segunda cidade mais bonita do estado em votação popular, Holambra não ostenta esse título por acaso.

O município preserva com rigor a herança de seus fundadores holandeses, que chegaram à região após a Segunda Guerra Mundial, transformando o solo do interior paulista no maior polo de flores da América Latina.

Continua depois da publicidade

O município preserva com rigor a herança de seus fundadores holandeses / Divulgação

Um cenário de cinema na "Amsterdã paulista"

Caminhar por Holambra é como folhear um guia turístico europeu. A arquitetura de casarios típicos, com suas fachadas coloridas e telhados característicos, divide espaço com o icônico Moinho Povos Unidos, um dos maiores da América Latina e parada obrigatória para quem busca a foto perfeita.

Mas o verdadeiro espetáculo acontece nos campos. A produção floral, que abastece mercados nacionais e internacionais, cria tapetes coloridos de rosas, orquídeas e girassóis que mudam conforme a estação, oferecendo um aroma que domina o ar da cidade.

Do litoral para as flores: O roteiro ideal

Para o morador do litoral que busca um "detox" da maresia, Holambra surge como o destino perfeito para um final de semana ou até um bate e volta revigorante.

Continua depois da publicidade

  • Gastronomia Típica: Além do visual, a imersão cultural passa pelo paladar. É impossível visitar a cidade e não provar o joelho de porco (Eisbein) ou as famosas tortas de maçã holandesas.

  • Expoflora: Se a sua viagem coincidir com o segundo semestre, a cidade sedia a Expoflora, a maior feira de flores do continente, famosa pela emocionante "chuva de pétalas" que, reza a lenda, traz sorte a quem consegue pegar uma no ar.

  • Acesso Facilitado: Saindo do litoral via Sistema Anchieta-Imigrantes, o trajeto segue pelas rodovias Anhanguera ou Bandeirantes, em uma viagem tranquila que revela as belezas do interior do estado.

    Continua depois da publicidade

Holambra surge como o destino perfeito para um final de semana / depositphotos.com / paulobaqueta

Por que visitar agora?

Diferente do litoral, onde o movimento depende estritamente do sol, Holambra encanta em qualquer clima. Nos dias frios, o charme europeu se intensifica; nos dias ensolarados, as cores das flores ganham um brilho irreal.

No fim das contas, Holambra prova que não é preciso cruzar o oceano para viver uma experiência europeia. Basta pegar a estrada e deixar-se encantar pelo perfume da cidade mais florida do Brasil.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software