A bruxa Baratuxa segurando sua varinha mágica em episódio de Chapolin Colorado / Reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
Se você assistiu ao episódio da “Bruxa Baratuxa”, talvez se lembre do momento em que ela pronuncia “Parangaricutirimírruaro” como se fosse a senha mágica para ativar sua varinha. A cena parece pura diversão — mas a palavra tem um fundo bem concreto.
“Parangaricutirimírruaro” remete a Nuevo San Juan Parangaricutiro, vila localizada no estado de Michoacán, no México. O local foi reconstruído após a erupção de um vulcão em 1943 — e hoje atrai quem deseja conhecer essa história de resiliência.
Continua depois da publicidade
O que era um nome geográfico pouco conhecido foi incorporado pelos roteiristas de Chapolin Colorado como o “termo cabalístico” da Bruxa Baratuxa, que passa a usá-lo como feitiço. A escolha brinca com o fato de o nome ser enigmático e difícil de pronunciar — funcionando como um trava-língua inesperado num seriado de comédia.
Mais de 40 anos depois, a palavra segue marcando presença entre os fãs do seriado e virou referência de humor e nostalgia. Às vezes aparece em memes, trocadilhos ou simplesmente para provocar risadas entre quem se lembra da cena.
Continua depois da publicidade