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Para onde vai o cocô no avião? A verdade por trás do mistério nas alturas

Quando você aperta o botão de descarga no banheiro de um avião, não está mandando seus dejetos para um buraco no céu

Isabella Fernandes

Publicado em 04/07/2025 às 15:30

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Os banheiros das aeronaves modernas usam um sistema de vácuo (patenteado em 1975 por James Kemper) / Freepik

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Quando você aperta o botão de descarga no banheiro de um avião, não está mandando seus dejetos para um buraco no céu, apesar do barulho ensurdecedor sugerir algo dramático. Em vez disso, tudo desaparece quase instantaneamente com uma trilha sonora poderosa, graças a uma engenhosa tecnologia.

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Os banheiros das aeronaves modernas usam um sistema de vácuo (patenteado em 1975 por James Kemper), que substituiu os antigos sistemas de água. Esse sistema aproveita a diferença de pressão entre a cabine e o exterior para sugar os resíduos com força impressionante, conduzindo-os diretamente para um reservatório selado escondido dentro da fuselagem do avião.

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Mas e depois? Para onde vai tudo isso quando o avião aterrissa? Spoiler: ninguém está jogando nada no ar.

E depois, pra onde vai?

Fica nos tanques até o avião pousar, jamais sai para o alto, como diz o mito popular .

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No solo, servem-se os “honey wagons”: caminhões especializados conectam-se ao tanque, aspiram o conteúdo e o levam para o sistema de esgoto do aeroporto .

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Cuidado com o "blue ice": aviões antigos podem vazar esses resíduos congelados que se desprendem apenas durante a descida, mas esses casos são raríssimos e não intencionais 

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Por que o som é tão alto?

O sistema utiliza pressão negativa, não água, por isso o barulho é forte e rápido, comparável ao de um aspirador .

O interior da pia e tubo tem revestimento antiaderente, como Teflon, para evitar entupimentos .

Problemas provocados por usuários

Jogar fraldas, sacolas, objetos sólidos pode entupir o sistema e até provocar desvio de rota, como ocorreu com um voo que voltou a Chicago após oito banheiros pararem de funcionar 

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Itens como batons e joias também causam falhas, gerando atrasos e trocas de equipamento .
 

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