Pare de arriscar: Entenda como o hábito de refrigerar panelas afeta seus alimentos, utensílios e eletrodomésticos / Freepik
Continua depois da publicidade
É um costume muito difundido guardar a panela diretamente na geladeira para conservar as sobras de comida. Contudo, essa prática aparentemente inofensiva pode trazer sérios prejuízos à sua saúde, aos seus utensílios e até mesmo ao seu eletrodoméstico.
Muitos pensam que é o ideal deixar a panela esfriar antes de ir para a geladeira. No entanto, o verdadeiro problema vai além da temperatura. Acontece que a panela não foi feita para um armazenamento eficiente no refrigerador, o que acarreta em riscos para a segurança alimentar e para a vida útil dos seus itens.
Continua depois da publicidade
A ausência de um fechamento hermético é um dos principais problemas, permitindo a contaminação. "Como a tampa não fecha de maneira hermética, a panela não vai preservar adequadamente o alimento, podendo haver a contaminação por micro-organismos presentes no refrigerador", explicou a nutricionista Marli Brasioli à Folha de S.Paulo.
Assista também um vídeo produzido pelo canal Receitas Boa sobre o tema:
Continua depois da publicidade
Panelas de vidro, cerâmica e pedra são sensíveis a variações bruscas de temperatura. "Materiais como vidro, cerâmica e pedra são mais suscetíveis a choques térmicos devido à sua fragilidade e baixa condutividade térmica”, afirmou a professora Viviane Tavares de Moraes à Folha.
Elas podem rachar ou quebrar, perdendo a utilidade. Panelas de metal são mais resistentes, mas também podem sofrer.
Panelas de metal podem arranhar o interior da geladeira, prejudicando a estética e a funcionalidade. Além disso, ao colocar uma panela ainda quente, o motor do refrigerador precisa trabalhar em dobro para manter a temperatura ideal, o que pode sobrecarregar o sistema e diminuir a vida útil do aparelho.
Continua depois da publicidade
A vedação inadequada das panelas impede a correta conservação dos alimentos. Isso aumenta o risco de proliferação de bactérias e microrganismos, comprometendo a qualidade e a segurança da comida. A sua saúde é prioridade, então evite esse risco.
Veja também as frutas que não devem ser colocadas na geladeira de jeito algum.
Para garantir a segurança e a durabilidade, utilize potes de vidro ou plástico livre de BPA, com tampas herméticas. Espere o alimento parar de liberar vapor antes de armazenar. Prefira as prateleiras superiores da geladeira, onde os alimentos podem ser conservados por até três dias, conforme orientação da nutricionista.
Continua depois da publicidade
Veja também o jeito correto de armazenar as bananas e mantê-las sem manchas.