Diário Mais
Serão cerca de 40 milhões de euros investidos em um contrato de 4 anos com muitas ações sociais e pelo esporte
País africano é o novo patrocinador do FC Barcelona, da Espanha / Foto de Israël Umba/Pexels
Continua depois da publicidade
É possível imaginar que um país tomado pela pobreza, violência e conflitos armados, cheio de problemas sociais, possa ser o novo patrocinador de um dos maiores clubes do mundo, o espanhol FC Barcelona? Sim, isso acaba de acontecer. Mas como é possível? Quais as intenções dessa parceria?
O Governo da República Democrática do Congo fechou uma parceria de 40 milhões de euros para estampar nas camisas de jogos, aquecimentos e treinos do gigante europeu a seguinte frase: "RD Congo – Coeur d'Afrique" (República Democrática do Congo - Coração da África).
Continua depois da publicidade
Pelos próximos 4 anos o FC Barcelona, onde já jogou Neymar e outros brasileiros, irá desempenhar um papel importante de atrair turistas para o Congo, ampliando, aos poucos, o leque de imagens do país de uma maneira que gere curiosidade e interesse dos apreciadores do futebol espanhol irem até a África.
Em um comunicado oficial o time espanhol disse que a parceria com o governo congolês é uma "estratégica para promover o futebol e a cultura do esporte e da paz, enriquecendo a formação de jovens atletas, transmitindo o sistema de valores, um pilar inegável do modelo e estilo do Barça".
Continua depois da publicidade
O FC Barcelona vai criar um programa esportivo no Congo voltado a prática de esportes em geral, e não apenas o futebol, e o Estádio Camp Nou, que terá sua reforma finalizada em breve, abrigará exposições e encontros culturais sobre a diversidade do Congo.
O país é o 10º mais pobre do mundo e é tomado por milícias, o que acaba gerando um cenário semelhante ao de uma guerra civil em diversos momentos do ano.