Dedicado à caridade, Drogo começou a ser associado com fenômenos sobrenaturais / Reprodução
Continua depois da publicidade
Drogo de Seburgo nasceu em 1105 no norte da França, e se tornou popular como o Santo dos Feios. Foi reconhecido como um homem santo após escapar ileso de um incêndio que devastou uma igreja.
Órfão desde o nascimento, adotou uma vida de penitência, praticando jejuns e austeridades religiosas. Por sua mãe ter falecido no parto, viveu com este trauma e culpa.
Continua depois da publicidade
O Diário já falou sobre o padroeiro de uma cidade do litoral também. Veja detalhes.
Então, ao atingir a idade adulta, distribuiu suas posses e ficou apenas com sua roupa do corpo. Assim, passou a ser um andarilho solitário em peregrinação até virar pastor de ovelhas.
Continua depois da publicidade
Dedicado à caridade, começou a ser associado com fenômenos sobrenaturais e fixou-se em Seburg, lugar onde adoeceu e suas feridas deformaram seu rosto e corpo.
Por conta de sua doença, passou a viver recluso em uma cela anexada à igreja, participando da vida religiosa e ajudando aos necessitados, lugar onde ocorreu o incêndio.
Após sua morte, entre 1186 e 1189, relatos contam que ao tentarem levá-lo para ser sepultado em sua terra natal, o corpo se tornou tão pesado que foi impedido de ser transportado. Desta forma, se tornou São Drogo de Seburgo, o Padroeiro dos Feios e Solitários.
Continua depois da publicidade
Para aqueles que não são solitários, confira este artigo sobre namoro santo. Saiba mais.
Existem relatos de milagres atribuídos a Drogo, e, assim, a devoção a ele foi crescendo com o tempo.
Drogo foi aclamado pelo povo como protetor dos pastores, das mulheres grávidas, dos doentes de hérnia, dos doentes de pedras nos rins e dores abdominais, porém a mais reconhecida de suas atribuições santas é ser consagrado como padroeiro das pessoas feias.
Continua depois da publicidade