O poodle gigante é um cachorro grande ótimo para se ter em casa / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Uma das características mais marcantes dos cachorros é a pelagem: pode ser longa ou curta, com cores variadas e texturas específicas de cada raça. Existem os mais diversos tipos de pelos, que ajudam a definir o visual e até o comportamento de cada animal.
Ao pensar em ter um pet, é importante considerar não só o cuidado com o próprio cão, mas também com o ambiente em que ele vive e a forma como convive com a família. Em muitos lares, os animais circulam livremente pela casa, e, com eles, vêm os pelos espalhados pelos móveis e pelo chão.
Continua depois da publicidade
Para algumas famílias, esse excesso de pelos pode representar um desafio em termos de limpeza, higiene e manutenção do lar. A boa notícia é que existem raças que soltam muito pouco pelo, mesmo sendo de grande porte. Analise abaixo algumas dessas raças que ajudam a manter a casa mais limpa, sem abrir mão de um companheiro de quatro patas.
O bouvier é surpreendentemente discreto quando o assunto é queda de pelos, apesar de seu tamanho. É uma ótima opção para quem procura um cão protetor, mas não quer lidar com tufos de pelo pela casa.
Continua depois da publicidade
Confira como acariciar cães na rua tem um significado importante para a sua saúde emocional. Saiba mais.
Elegante, inteligente e com pelos encaracolados que lembram cabelos humanos, o poodle na versão gigante é conhecido por soltar tão pouco pelo que é até considerado hipoalergênico. Mas é bom lembrar: a pelagem exige cuidados. Escovações frequentes e tosas regulares fazem parte da rotina.
Apelidado de “rei dos terriers”, o airedale é um cão grande, esperto e independente. Seu pelo é duro e denso, o que ajuda a segurar a queda, desde que escovado com frequência.
Continua depois da publicidade
Com aquele visual marcado por sua barba longa e expressão séria, o schnauzer gigante também está entre as raças que soltam pouco pelo. O segredo está na textura áspera da pelagem, que precisa de manutenção regular com escovas e tosas.
Como o nome sugere, esse cão adora nadar, e sua pelagem encaracolada praticamente não cai. Ele precisa de escovações para evitar nós, mas, em termos de queda de pelos, é um dos favoritos para se ter em casa.
Esse cruzamento entre labrador e poodle reúne o melhor dos dois mundos: o temperamento afetuoso do labrador e a pelagem ondulada, de baixa queda, do poodle. Quando bem cuidado, o labradoodle solta pouquíssimos pelos, e ainda é cheio de energia e carinho.
Continua depois da publicidade
O Diário já contou como conviver com cães pode reduzir estresse, ansiedade e risco cardíaco. Veja detalhes.