Diário Mais

Objetos 'inofensivos' são mais sujos da cozinha, atraem insetos e contaminam alimentos

A seguir, você vai descobrir como higienizar corretamente esses objetos, garantindo um ambiente mais seguro para preparar suas refeições

Agência Diário

Publicado em 20/09/2025 às 18:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Objetos tão comuns como a esponja de lavar pratos, o pano de prato e o rodinho de pia podem acumular uma quantidade alarmante de sujeira / Reprodução

Continua depois da publicidade

Muitas vezes, nossa atenção se volta para as áreas mais óbvias da cozinha, como o fogão, a pia e a lixeira. Mas e se o maior foco de sujeira estiver bem debaixo do seu nariz, em objetos que usamos todos os dias e que parecem inofensivos?

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Objetos tão comuns como a esponja de lavar pratos, o pano de prato e o rodinho de pia podem acumular uma quantidade alarmante de sujeira, servindo de refúgio para colônias de bactérias que podem ser nocivas à nossa saúde. E a maioria de nós ignora o perigo, usando-os sem a devida higienização.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• O que fazer com sobras de carnes e frutas para não atrair moscas ao lixo da cozinha

• Técnica infalível para limpeza do frango garante mais segurança e sabor na cozinha

• Misture esses 2 ingredientes que estão na sua cozinha e veja o milagre da limpeza acontecer

A seguir, você vai descobrir como higienizar corretamente esses objetos, garantindo um ambiente mais seguro para preparar suas refeições. Siga as dicas e mantenha a sua cozinha limpa e saudável.

Veja também o que fazer com sobras de carnes e frutas para não atrair moscas ao lixo da cozinha.

Continua depois da publicidade

Para evitar o acúmulo de bactérias, fungos e sujeira, a cozinha deve ser limpa todos os dias / Fotos: Freepik
Para evitar o acúmulo de bactérias, fungos e sujeira, a cozinha deve ser limpa todos os dias / Fotos: Freepik
Limpe a esponja com detergente com frequência. Assim que perceber manchas amareladas ou escuras, jogue-a fora e use uma nova
Limpe a esponja com detergente com frequência. Assim que perceber manchas amareladas ou escuras, jogue-a fora e use uma nova
O pano de prato é um dos principais acumuladores de germes e bactérias
O pano de prato é um dos principais acumuladores de germes e bactérias

A rotina de limpeza

Para evitar o acúmulo de bactérias, fungos e sujeira, a cozinha deve ser limpa todos os dias. Especialistas em limpeza afirmam que a limpeza mais pesada, que envolve o uso de produtos específicos e o arrastamento dos móveis, pode ser feita uma vez por semana para garantir uma higienização profunda.

A esponja de lavar pratos é uma das maiores fontes de germes, pois entra em contato direto com a gordura e os restos de comida, favorecendo o aparecimento de micróbios. Por isso, a limpeza frequente da esponja é crucial para evitar a contaminação cruzada e garantir a saúde de sua família.

Limpe a esponja com detergente com frequência. Assim que perceber manchas amareladas ou escuras, jogue-a fora e use uma nova. Para prolongar a vida útil, você pode colocá-la no micro-ondas por alguns segundos. O calor gerado pelo aparelho ajuda a eliminar os germes.

Continua depois da publicidade

Veja também o produto que limpa panelas queimadas, pratas e estofados e muitos têm em casa.

Cuidado com o pano de prato

O pano de prato é um dos principais acumuladores de germes e bactérias. Ele está quase sempre úmido e, muitas vezes, é usado para limpar diferentes sujeiras, como restos de comida e líquidos derramados. Isso o torna um ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos.

Lave seus panos de prato com água e sabão e deixe-os secar no sol. A luz solar é um poderoso desinfetante natural que ajuda a matar os germes. Uma outra dica eficaz é passar o pano com o ferro quente, já que o calor do ferro também é capaz de eliminar os microrganismos presentes nas fibras do tecido.

Continua depois da publicidade

A lixeira e os insetos

A lixeira da cozinha deve ser higienizada diariamente. O maior problema, de acordo com especialistas, é deixar o lixo em cima da pia, pois isso favorece o aparecimento de microrganismos na bancada, que podem contaminar os alimentos e os utensílios de cozinha.

Além disso, a lixeira pode atrair insetos, como moscas e até baratas, se o lixo não for retirado com frequência. O ideal é usar uma lixeira do tipo pedal, que não precisa ser tocada com as mãos, e que deve ficar no chão da cozinha para evitar a contaminação da pia, um local de manipulação de alimentos.

Rodinho de pia: o vilão silencioso

Até mesmo o rodinho de pia, usado para puxar a água para a cuba, pode concentrar uma quantidade imensa de microrganismos. Como a maioria das pessoas não se lembra de lavá-lo, ele se torna um dos objetos que mais acumula sujeira, muitas vezes invisível aos nossos olhos.

Continua depois da publicidade

Lembre-se de lavar o rodinho de pia com frequência, no mínimo uma vez por semana. Se a sujeira estiver incrustada, deixe-o de molho em uma mistura de água e uma tampinha de cloro. Essa mistura potente é capaz de eliminar os microrganismos e deixar o seu rodinho como novo.

Por fim, uma dica valiosa: evite adiar a limpeza da cozinha. Ao higienizar os utensílios logo após o uso, você evita o acúmulo de sujeira e mantém a sua cozinha sempre brilhante, cheirosa e, o mais importante, saudável para todos da sua casa.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software