Sob os canais e construções históricas de Veneza, uma floresta invisível sustenta a cidade: mais de 10 milhões de troncos cravados no subsolo garantem a estabilidade das edificações / Unsplash/Damiano Baschiera
Continua depois da publicidade
Veneza é considerada a "cidade do amor" devido à sua arquitetura de tirar o fôlego, gastronomia e cultura. Mas o que muitos não sabem é que o município também abriga segredos, e um desses mistérios é desconhecido pela maioria.
A região apresenta uma floresta "submersa" com mais de 10 milhões de troncos encravados nas profundezas de sua superfície. Além disso, a madeira possui propriedades que impedem a ação de fungos e outros microrganismos, fazendo com que não apodreça.
Continua depois da publicidade
Da mesma forma, esse ecossistema é essencial para a cidade, visto que os edifícios históricos locais flutuam sobre essas estacas de madeira.
Na realidade, o grande segredo da durabilidade do recurso consiste no ambiente anaeróbico gerado pela lama no fundo da lagoa. Essa falta de oxigênio impede que os agentes responsáveis pela decomposição realizem sua função.
Continua depois da publicidade
No entanto, isso não significa que as bactérias não sejam um problema: elas até podem atuar, mas o processo é tão lento que provavelmente levará séculos até que haja um dano significativo. Além disso, essa característica específica permite que as estacas continuem suportando grandes pesos.
Com o ambiente aquático, a madeira torna-se capaz de absorver minerais e outras substâncias fundamentais, que preenchem os espaços das fibras e a deixam mais rígida, aumentando sua resistência.
*O texto contém informações do portal BM&C News
Continua depois da publicidade