Diário Mais
Atualmente, os processos seletivos envolvem muito mais do que apenas habilidade: É necessário entender como o algoritmo da Inteligência Artificial (IA) funciona
A Inteligência Artificial é usada principalmente nas etapas iniciais dos processos seletivos, analisando currículos e ranqueando candidatos com base em palavras-chave e requisitos da vaga / Unsplash/Zulfugar Karimov
Continua depois da publicidade
Seu currículo pode estar sendo descartado em segundos sem que um humano sequer o veja. A culpa (ou a solução) está na Inteligência Artificial, cada vez mais aplicada no recrutamento de candidatos, exigindo que os participantes adéquem seus perfis e características pessoais à "compreensão" desses algoritmos.
Abaixo, entenda como utilizar deste recurso ao seu próprio favor e aumentar as chances de conseguir a tão sonhada aprovação.
Continua depois da publicidade
Segundo Maísa Alves, especialista em Recursos Humanos e criadora da página @hphumanizerh, a ferramenta é utilizada para dar mais agilidade aos processos, considerando o grande volume de candidatos. No entanto, ela deixa claro que a tecnologia não substitui o RH.
"A IA entra muito forte na organização de dados, na análise de aderência entre perfil e vaga e na automação de etapas operacionais. No fim, não substitui o RH, ela potencializa a tomada de decisão, permitindo que o recrutador atue de forma mais estratégica e menos operacional".
Continua depois da publicidade
Além disso, a profissional explica que essa técnica é aplicada, geralmente, nas etapas iniciais, como a triagem.
"Ela está mais presente nas etapas iniciais. Triagem de currículos, ranqueamento de candidatos, agendamentos e testes online já são amplamente automatizados. Hoje, inclusive, já existem primeiras entrevistas realizadas por WhatsApp automatizado, chatbots ou plataformas em que o candidato responde perguntas por áudio, texto ou vídeo gravado. Depois, a IA organiza essas informações para o RH analisar".
Aproveite e leia também: O fim dos freelancers? Entenda por que a IA está 'roubando' demandas no mercado digital
Continua depois da publicidade
Considerando a presença da IA nas etapas iniciais, Maísa explica que a tecnologia utiliza uma forma padronizada de processamento de informações. Ou seja, o candidato que não adaptar seu currículo para que a ferramenta consiga "compreendê-lo" terá chances mínimas de prosseguir.
"Os algoritmos fazem um cruzamento entre os requisitos da vaga e as informações do currículo, o que chamamos de match. Por exemplo, em uma vaga de Assistente Administrativo, o sistema busca termos como rotinas administrativas, controle de planilhas, atendimento ao cliente e organização de documentos. Quando essas informações aparecem de forma clara, a chance de avanço é maior. Porém, se o currículo é genérico, pode ser eliminado, mesmo tendo potencial".
Diante de um sistema tão específico, muitos acreditam que há um perfil "idealizado" pela IA. Mas, na realidade, não é bem assim.
Continua depois da publicidade
Segundo Maísa, a questão não é a existência de um candidato com habilidades perfeitas, mas sim o quanto seu perfil é coerente com os requisitos específicos da vaga.
"Não existe um perfil ideal universal, mas sim maior aderência ao que foi configurado na vaga. Na prática, candidatos com experiência semelhante à função, crescimento de carreira coerente, certificações e habilidades técnicas bem descritas acabam tendo mais compatibilidade nos sistemas".
Antes de se candidatar à uma vaga, a profissional enfatiza que a leitura inicial do perfil não é humana. Portanto, inserir palavras-chave e elaborar o currículo com clareza é essencial.
Continua depois da publicidade
"Muitas vezes, a primeira leitura do perfil não é humana. Por isso, palavras-chave, clareza de experiência e alinhamento entre currículo e LinkedIn fazem muita diferença. Posicionamento profissional passou a fazer parte do processo seletivo".
O Diário fez, inclusive, uma matéria explicando como é possível adaptar seu currículo para ter maiores chances de passar no processo seletivo. Para acessá-la, basta clicar aqui.