Nova variedade de beringela apresentou ótimos resultados em testes iniciais / Freepik
Continua depois da publicidade
Já imaginou que o segredo para uma vida mais saudável pode estar no que jogamos fora? Uma pesquisa inovadora na Espanha acaba de transformar a berinjela em protagonista da luta contra o câncer colorretal.
Cientistas da Universidade de Granada descobriram que as sementes da variedade Solanum melongena L. possuem um extrato poderoso. Portanto, esse componente natural pode impedir o crescimento de células cancerígenas de forma eficaz.
Continua depois da publicidade
Os testes iniciais trouxeram dados surpreendentes sobre a baixa toxicidade desse extrato para as células saudáveis do corpo. Além disso, as moléculas bioativas como a quercetina atuam destruindo a estrutura das células doentes.
Esse processo é fundamental porque evita os danos severos causados por tratamentos convencionais, como a quimioterapia. Por consequência, a morte celular programada do tumor ocorre sem prejudicar o restante do organismo humano.
Continua depois da publicidade
Embora o câncer colorretal ainda apresente números alarmantes de mortalidade, a descoberta foca nas células-tronco cancerígenas. Estas são as grandes vilãs responsáveis pela volta da doença após o fim dos tratamentos tradicionais.
Atualmente, os pesquisadores reforçam a necessidade de realizar testes clínicos mais amplos em seres humanos. Contudo, o otimismo é grande para que essa solução natural se torne uma terapia complementar em breve.